Chegamos a agosto, num ano completamente atípico devido à Covid-19, ocasião em que muitos portugueses partem de férias com as suas famílias, sendo que o devem fazer com redobrada prudência e sempre em respeito às recomendações da Direcção Geral de Saúde. O desafio atual passar por encaixar aquela que era a “normalidade” das férias de muitos portugueses na anormalidade que é viver em sociedade num contexto de pandemia, mas estou convicto de que a mesma sociedade já interiorizou a ideia de que somos todos agentes de proteção civil. A responsabilidade deste combate é de todos.

Portugal foi considerado por três anos consecutivos – 2017, 2018 e 2019 – o melhor destino turístico do mundo, tendo sido lançada a campanha VisitPortugal em Visita Portugal com o mote #TuPodes, que visa mobilizar o turismo interno no segundo semestre de 2020. Fazer férias “cá dentro” e descobrir mais sobre o nosso território e a nossa região é, por todos os motivos, a opção ideal no cenário que atravessamos, sendo que o distrito de Santarém apresenta inúmeros recursos que se traduzem em atrativas propostas turísticas. Apostar na redescoberta de Portugal ganha cada vez mais adeptos, sobretudo quando a incerteza de viajar para outros destinos internacionais ainda está bem presente.

Por outro lado, este ano existirão menos turistas estrangeiros pelo que, para além da questão sanitária, também a economia local e regional merece receber um sinal claro dessa aposta dos portugueses no turismo interno, para permitir uma alavancagem após um interregno difícil em que muitas empresas se obrigaram a fechar portas a bem de todos.

PUBLICIDADE

No distrito de Santarém, temos uma oferta apelativa e variada, com destaque para qualidade das praias fluviais, sublinhada pela Quercus, a excelência da oferta hoteleira e alojamentos rurais, as atividades de Turismo de Natureza, os desportos náuticos, os passeios de barco, os percursos pedestres e também a descoberta do património histórico edificado. Basta uma consulta digital rápida à oferta existente. Depois é escolher a opção que mais agrada. Para ajudar a restaurar os níveis de confiança, o Turismo de Portugal teve a iniciativa de criar o selo “Clean & Safe”, que atesta que as empresas que o conseguiram alcançar estão a cumprir as regras.

A gastronomia regional também é um dos mais fortes atrativos, a par dos bons vinhos que se produzem na região centro, que conquistam palmarés nacionais e internacionais. Motivos mais que suficientes para sair de casa e descobrir, bem perto de si, o pretexto ideal para mais tarde recordar momentos inesquecíveis.

Boas férias, para quem pode usufruir das mesmas, de preferência na nossa região. É a aposta certa este verão.

Hugo Costa – Deputado do PS eleito por Santarém

PUBLICIDADE
Leia também...

Um ano horribilis, onde também houve coisas boas

2020 foi um ano estranho, inimaginável, difícil; muito difícil. Um ano horribilis…

Orçamento de Estado para 2021

Caros Leitores deste nosso Correio do Ribatejo,É com muito gosto que volto…

No centenário de Bernardo Santareno

Por ironia do destino, as comemorações do centenário do nascimento de Bernardo…

Chega de mentiras do Chega

O Partido que, com fama e proveito, se reivindica da extrema-direita em…