A Festa da Amizade – Festa da Sardinha Assada de Benavente realiza-se de 23 a 25 deste mês, tendo para oferecer aos visitantes 5.000 quilogramas de sardinhas, 10.000 pães e 5.000 litros de vinho.

Em comunicado, a Câmara de Benavente lembra que a festa, “com 52 anos de história”, teve origem na iniciativa de um grupo de amigos que, em 1969, dividindo as despesas, compraram sardinhas, pão e vinho para uma festa na esplanada do Cineteatro, a qual contou com “a largada de uma bezerra brava para os mais corajosos”.

O convívio tornou-se numa enorme festa popular, com “dezenas de milhar de visitantes a deslocarem-se no último sábado do mês de junho à vila de Benavente para confraternizar em torno de um fogareiro [dispostos ao longo das ruas] a assar sardinhas e a beber bom vinho”, acrescenta.

O evento, organizado pelas comissões da Sardinha Assada e da Picaria, conta ainda com música, desfile de campinos, cavaleiros amadores e animais pelas ruas da vila, seguindo-se provas de condução de cabrestos, sendo o ponto alto a entrada de um toiro bravo com campinos e cabrestos num percurso de aproximadamente um quilómetro, em plena estrada nacional 118.

Leia também...

Chuva regressa no domingo e Santarém está sob aviso amarelo

O distrito de Santarém está no domingo sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoadas, no dia…

Câmara de Santarém aprova apoios excepcionais a freguesias e instituições para prestação de apoio social

O executivo municipal de Santarém aprovou esta segunda-feira, 6 de Abril, um financiamento extraordinário para as freguesias rurais e ajuda excepcional para várias instituições…

Registado sismo de pequena intensidade com epicentro a oito quilómetros de Ferreira do Zêzere

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou hoje, às 12:18, um sismo de magnitude 3,0, na escala de Richter, com epicentro…

Nuno Pimenta assume direcção da ESDRM

Nuno Pimenta é o novo director da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. A tomada de posse teve lugar na manhã de ontem…