A iniciativa Rota das Festas e Romarias, do Secretariado do Turismo da Diocese de Santarém, arranca hoje com a Festa de Nossa Senhora dos Remédios, em S. Vicente do Paul, afirma uma nota da Diocese.

A rota visa a divulgação das festas e romarias promovidas nas paróquias, dando a conhecer o património e as “inúmeras manifestações da religiosidade popular”, centrando-se a Festa de Nossa Senhora dos Remédios na capela de São Vicente do Paul, “um templo de arquitetura popular, rural”, de que se destaca o alpendre na fachada principal, o qual perdeu a cobertura.

“É aqui que, tradicionalmente, no dia em que o calendário litúrgico celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor, os paroquianos de São Vicente do Paul acorrem em romaria, invocando a Senhora dos Remédios e benzendo os campos”, afirma a nota.

Conhecido popularmente como o “Dia da Espiga”, a tradição cumpre-se também “através do passeio pelos campos e da recolha de espigas de cereais, papoilas, pampilhos e raminhos de oliveira, videira e alecrim, em alusão aos dons da terra”, acrescenta.

Leia também...

Jovens de Abrantes atenuam isolamento de idosos com projecto “Adota um Avô”

Minorar os sentimentos de isolamento e de solidão dos mais idosos em tempo de pandemia e recolhimento é o objectivo de um grupo de…

Apelo ao fim da guerra marca oração no Santuário de Fátima

Os conflitos armados estiveram em destaque hoje, no Santuário de Fátima, na peregrinação internacional aniversária de outubro, com os fiéis a rezarem pelo final…

JMJ: Até 300 operacionais da proteção civil para visita do Papa a Fátima

O número de operacionais da proteção civil que vão estar em Fátima por ocasião da visita do Papa ao santuário no âmbito da Jornada…

Ourém continua a ser porto seguro, mas refugiados não veem a hora de regressar

Já lá vai quase um ano, um ano de guerra na Ucrânia, desde que duas famílias de refugiados se mudaram para Ourém, onde encontraram…