A iniciativa Rota das Festas e Romarias, do Secretariado do Turismo da Diocese de Santarém, arranca hoje com a Festa de Nossa Senhora dos Remédios, em S. Vicente do Paul, afirma uma nota da Diocese.

A rota visa a divulgação das festas e romarias promovidas nas paróquias, dando a conhecer o património e as “inúmeras manifestações da religiosidade popular”, centrando-se a Festa de Nossa Senhora dos Remédios na capela de São Vicente do Paul, “um templo de arquitetura popular, rural”, de que se destaca o alpendre na fachada principal, o qual perdeu a cobertura.

“É aqui que, tradicionalmente, no dia em que o calendário litúrgico celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor, os paroquianos de São Vicente do Paul acorrem em romaria, invocando a Senhora dos Remédios e benzendo os campos”, afirma a nota.

Conhecido popularmente como o “Dia da Espiga”, a tradição cumpre-se também “através do passeio pelos campos e da recolha de espigas de cereais, papoilas, pampilhos e raminhos de oliveira, videira e alecrim, em alusão aos dons da terra”, acrescenta.

Leia também...

Dezenas de porcos espalhados pela via após camião de transporte de animais tombar na EN 251

Na freguesia do Couço, concelho de Coruche.

Solução única em Alcochete ou Vendas Novas a mais favorável

A Comissão Técnica Independente (CTI) considera a solução única para o novo aeroporto de Lisboa, em Alcochete ou Vendas Novas, a mais “favorável em…

​Ministro da Economia inaugura BTL 2025 destacando Alentejo e Ribatejo como destinos nacionais convidados

O Ministro da Economia, Pedro Reis, presidiu ontem, 12 de março, à inauguração da 35.ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa,…

Santarém formaliza criação de núcleo de apoio aos Sem-Abrigo

A Câmara de Santarém assinou esta tarde, dia 7 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo de parceria, no âmbito…