A iniciativa Rota das Festas e Romarias, do Secretariado do Turismo da Diocese de Santarém, arranca hoje com a Festa de Nossa Senhora dos Remédios, em S. Vicente do Paul, afirma uma nota da Diocese.

A rota visa a divulgação das festas e romarias promovidas nas paróquias, dando a conhecer o património e as “inúmeras manifestações da religiosidade popular”, centrando-se a Festa de Nossa Senhora dos Remédios na capela de São Vicente do Paul, “um templo de arquitetura popular, rural”, de que se destaca o alpendre na fachada principal, o qual perdeu a cobertura.

“É aqui que, tradicionalmente, no dia em que o calendário litúrgico celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor, os paroquianos de São Vicente do Paul acorrem em romaria, invocando a Senhora dos Remédios e benzendo os campos”, afirma a nota.

Conhecido popularmente como o “Dia da Espiga”, a tradição cumpre-se também “através do passeio pelos campos e da recolha de espigas de cereais, papoilas, pampilhos e raminhos de oliveira, videira e alecrim, em alusão aos dons da terra”, acrescenta.

Leia também...

Debate instrutório ao ex-presidente da Câmara de Santarém começa hoje no Tribunal de Santarém

O debate instrutório do caso em que o ex-presidente da Câmara de Santarém Francisco Moita Flores está acusado da prática de três crimes de…

Coruche em alerta devido à subida do nível da água e risco de galgamento do dique

O presidente da Câmara de Coruche, Nuno Azevedo, alertou hoje que o nível de água do rio Sorraia está “muito próximo” da cota superior…

Documentário “Plano B” estreia quarta-feira no Círculo Cultural Scalabitano

O documentário “Plano B”, que tem como protagonista o coronel Correia Bernardo, num testemunho sobre o papel da Escola Prática de Cavalaria (EPC) na…

A Capela Dourada de Santarém em restauro

Continua a bom ritmo o restauro da Capela dos Terceiros Seculares da Ordem Terceira de S. Francisco, vulgo Capela Dourada de Santarém anexa à…