A iniciativa Rota das Festas e Romarias, do Secretariado do Turismo da Diocese de Santarém, arranca hoje com a Festa de Nossa Senhora dos Remédios, em S. Vicente do Paul, afirma uma nota da Diocese.

A rota visa a divulgação das festas e romarias promovidas nas paróquias, dando a conhecer o património e as “inúmeras manifestações da religiosidade popular”, centrando-se a Festa de Nossa Senhora dos Remédios na capela de São Vicente do Paul, “um templo de arquitetura popular, rural”, de que se destaca o alpendre na fachada principal, o qual perdeu a cobertura.

“É aqui que, tradicionalmente, no dia em que o calendário litúrgico celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor, os paroquianos de São Vicente do Paul acorrem em romaria, invocando a Senhora dos Remédios e benzendo os campos”, afirma a nota.

Conhecido popularmente como o “Dia da Espiga”, a tradição cumpre-se também “através do passeio pelos campos e da recolha de espigas de cereais, papoilas, pampilhos e raminhos de oliveira, videira e alecrim, em alusão aos dons da terra”, acrescenta.

Leia também...

Militar morre em Santa Margarida após indisposição durante treino físico

Um militar morreu hoje após uma “indisposição sentida durante uma atividade de treino físico” no Campo Militar de Santa Margarida, distrito de Santarém, anunciou…

Câmara Municipal de Salvaterra de Magos prossegue arranjos urbanísticos no concelho

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos tem vindo a realizar diversos trabalhos de arranjos urbanísticos nas freguesias do concelho, os quais passam pela…

ACES Lezíria com dificuldade em convocar idosos inscritos sem contactos associados

O Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria está com dificuldade em convocar para a vacina da covid-19 idosos que se encontram nos ficheiros…

HÁ 50 ANOS – A construção do Complexo Desportivo

Num futuro não muito distante, Santarém vai dispor de um grande complexo desportivo, que beneficiará bastante a população e, sobretudo, os alunos dos estabelecimentos…