A cidade de Vila Franca de Xira acolhe de 30 de Junho a 2 de Julho a 91.ª edição das Festas do Colete Encarnado, um evento que exalta o toiro, o cavalo, o campino, a tauromaquia e a cultura tradicional ribatejana. “Esta festa única no contexto da Área Metropolitana de Lisboa alia a história e as tradições populares, com uma animação cultural eclética e marcante, sendo uma das maiores e mais emblemáticas festas do Ribatejo, unindo gerações num convívio animado e tolerante”, lê-se numa nota introdutória ao evento assinada por Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

O autarca refere, igualmente, que uma das novidades da edição deste ano é o “reforço da organização do desenho dos festejos ao longo de todo eixo central de Vila Franca de Xira, que será fechado ao trânsito em maiores períodos de tempo, com palcos e espaços de animação espalhados pela cidade”.

À semelhança de edições anteriores, as Festas do Colete Encarnado vão levar ao município de Vila Franca de Xira largadas e corridas de toiros, animação musical, convívios nas tertúlias, festa da sardinha assada, ‘street food’ e fogo-de-artifício.

Um dos momentos mais relevantes da Festa acontece no dia 1 de Julho, com a homenagem à figura do campino, realizada no Largo do Município, durante a tarde, após o que se segue um desfile de cavaleiros e amazonas. 

A autarquia informa que vai disponibilizar transportes gratuitos e dedicados ao Colete Encarnado entre as 17 e as 5 horas, com partida (e regresso) a cada meia hora da Castanheira do Ribatejo e Povos, Vialonga, Póvoa de Santa Iria, Alverca e Alhandra, sempre junto de zonas com grandes estacionamentos, para evitar o movimento de viaturas automóveis na Cidade, uma vez que muitas artérias irão estar encerradas ao trânsito.

A animação popular e o espírito de celebração das tradições ribatejanas serão uma constante nestas festas populares que estão a caminho do reconhecimento como património nacional imaterial.

Leia também...

Paulo Caetano em plano de Mestre!

Numa corrida à antiga, em que foram lidados oito toiros, reapareceu episodicamente o veterano cavaleiro Paulo Caetano, que uma vez mais montou cátedra e…

Festa do Colete Encarnado 2022

A centenária Praça de Toiros “Palha Blanco” foi o cenário escolhido pela Câmara Municipal de Vila Franca para a apresentação da edição comemorativa do…

Padre Chiquito morreu há 150 anos

Por esquecimento, quero crer que, apenas, por esquecimento, não se assinalaram no passado domingo, dia 13 de Janeiro, como mandariam os preceitos da justiça…

“Festa Brava” divulgou Triunfadores

A Tertúlia “Festa Brava”, sediada em Azambuja, anunciou na Golegã os triunfadores da temporada 2023, a nível nacional, estando prevista a entrega dos respectivos…