Apesar da Festa do Vinho & Pão ter sido cancelada devido à pandemia covid-19, o Município do Cartaxo decidiu promover entre os dias 21 e 23 de Maio, uma versão digital do certame. Desta quinta-feira até sábado na página de Facebook do certame, vai ser dado destaque à gastronomia, aos vinhos e à cultura do concelho e do Ribatejo.

Com início no feriado municipal, Quinta-Feira da Ascensão, a Festa vai arrancar com a celebração da tradição do Dia da Espiga, recordada pela Dra. Zelinda Pêgo, numa recriação dos tempos vividos com a família e os amigos, quando se enfeitavam as carroças e se fazia dos campos, mesa para piqueniques. Esta recriação estará no Facebook às 16h00;

Pelas 19h00, Marta Simões de Na Caverna da Marta e Ricardo Santos, enólogo da Quinta dos Filipes, vão abrir os directos, com um showcooking e harmonização que permitirá ao público interagir através da plataforma Zoom;

Às 21h30, será o Fandango a ganhar destaque, com a Conferência Conversas sobre o Fandango, também na plataforma Zoom e em directo para a página de Facebook, esta conferência será precedida do vídeo gravado na última Feira de Todos os Santos que integra a candidatura dos Fandangos Ribatejanos, a Património Imaterial da Humanidade.

O dia 22 de maio, sexta-feira, vai abrir às 12h00, com uma proposta de gastronomia regional para preparar mesmo à hora de almoço, oferecida pela Associação Filarmónica União Lapense – Bacalhau com Magusto.

Pelas 15h00,  decorre o Seminário de Marketing Digital – Comércio Online no Mundo dos Vinhos e às 18h00, os vinhos chegarão pela prova comentada da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) – 6X6 que semanalmente, sextas às seis, convida enólogos para apresentarem seis vinhos, a prova também decorre na plataforma Zoom e em directo no Facebook.

Às 19h30, será a Chef Madalena Dias quem vai revelar todos os segredos para preparar uma Bochecha de Bacalhau e Pão Frito, mas também para descobrir o Pão de Vinho com Saltinto. Encerram a sexta-feira, três ranchos folclóricos do concelho que vão oferecer Apontamentos e Fandango à Festa.

O sábado, dia 23 de Maio, volta a abrir à hora de almoço, novamente às 12h00, para a casa do Povo da Ereira explicar bem explicadinho, como se prepara um Cabrito no Forno e como se não chegasse esta iguaria, ainda vai preparar uns pratinhos de Arroz Doce com cheirinho a canela.

A plataforma Zoom volta a receber uma Prova Comentada de Vinhos às 18h00, desta vez para receber três vinhos e quatro enólogos – a enóloga Helena Mira vai moderar a prova que conta com a presença de Pedro Gil, enólogo da Adega do Cartaxo, Alice Simões, enóloga da casa agrícola Dois Carvalhos e Verónica Pereira, enóloga da Sociedade Agrícola Casal do Conde.

Logo de seguida, às 19h00, a Chef Madalena Dias, da Cook2Wine e Hernâni Magalhães, enólogo dos Vinhos Franco, vão estar na plataforma Zoom com um showcooking e uma harmonização que não pode perder – Toiro Saltinto e Joana da Cana Reserva, são as propostas da Chef e do enólogo.

Pelas 21h30, serão horas de começar a Festa, desta vez, a festa do Fado – para que possamos matar saudades das noites de fado, o Museu Rural e do Vinho fez-se palco para as vozes de Filipa Maltieiro Rodrigues, Vasco De Sousa Casimiro, Hugo Faustino e para a guitarra portuguesa de Nuno Ezequiel e para a viola de Alexandre Silva.

A Câmara Municipal do Cartaxo refere em comunicado que convidou todas as empresas, produtores de vinho, casas agrícolas, padarias, artesãos e promotores turísticos, parceiros que habitualmente ocupavam o espaço de showcooking e provas de vinho comentadas e as associações que deveriam estar nas tasquinhas regionais, a ocupar espaço nesta Festa do Vinho & Pão para mostrarem o seu trabalho, os seus produtos e os seus serviços.

Esta “porta digital” foi aberta a todos, para além dos momentos que estarão em directo, abertos à interacção na plataforma Zoom, ou que foram previamente gravados e serão publicados em estreia na página do Facebook, a Festa do Vinho & Pão vai contar com mais de cinquenta dezenas de parceiros que se associaram à iniciativa, centenas de pessoas, entre enólogos, elementos de ranchos folclóricos e associações, chefs de cozinha, músicos e fadistas, órgãos de comunicação social, artesãos e tantas outras pessoas e instituições.

“A todos a Câmara Municipal endereça o mais profundo agradecimento pelo esforço, pela organização de actividades preparadas em tão pouco tempo”, afirmou Pedro Magalhães Ribeiro para quem “o espírito de alegria e encontro, de partilha e vontade mostrar o melhor dos nossos produtos endógenos e da nossa riqueza cultural – a que estamos habituados na nossa Festa do Vinho -, mostra-se bem vivo nesta resposta solidária da nossa comunidade”.

Leia também...

Rancho Folclórico recupera tradição das migas carvoeiras

O Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique, na freguesia de Santa Margarida…

Papel da cultura nos 150 anos da cidade de Santarém em debate no Palácio Landal

As dinâmicas culturais de Santarém nos últimos 150 anos vão ser tema…

Curta-metragem rodada em Tomar vence dois prémios no Leiria Film Fest

A curta-metragem “Dessa Água Não Beberei”, da autoria dos realizadores tomarenses Pedro…

Câmara de Abrantes cancela festas e canaliza verbas para medidas de apoio à população

As Festas de Abrantes foram canceladas devido às restrições impostas pela pandemia…