Elogio às gentes do campo, mas também esforço de preservação de conhecimentos ancestrais nas artes, na gastronomia, na cultura ligada ao mundo rural e à vida do dia a dia, a Festa dos Fazendeiros tem no Domingo de Pascoela, o seu ponto alto com o Cortejo de Viaturas e Grupos Apeados – que vai desfilar nas ruas da vila ribatejana no dia 16 de Abril, a partir das 15h30.
O dia 16 de Abril começa cedo, logo às 10h30, com a abertura da Tasquinha, que vai oferecer os seus petiscos tradicionais e a famosa e única Caspiada, para além de outros bolos que integram a cultura gastronómica de Pontével.
Às 10h30, vai ser hora de ciclistas trajados a rigor levarem as suas pasteleiras e bicicletas antigas, a dar uma volta pelas ruas da Vila, que já estarão devidamente engalanadas para a exposição de Janelas Decoradas. No Largo Mariano de Carvalho, a Exposição de Gado vai fazer as delícias dos mais novos e lembrar aos de maior idade, as tradições da sua terra. O Domingo de Pascoela é, assim, um domingo dedicado às tradições e à cultura de Pontével, que conta com a participação activa e empenhada de toda a população.
No dia 21 de abril, sexta-feira, às 21h21, serão entregues os Prémios aos Participantes no Cortejo de Viaturas Rurais e Exposição de Janelas Decoradas. No dia 7 de maio, domingo, às 13h00, vai ter lugar o almoço que encerra a Festa dos Fazendeiros – o Almoço dos Fazendeiros com mais de 70 anos, no decorrer do qual será feita a Homenagem aos Fazendeiros e Fazendeiras nascidos em 1945, 1946, 1947 e 1948 – evento organizado pela Junta de Freguesia de Pontével.