Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

Quinta do Bill, Ana Moura, Blaya, Azeitonas e Rui Veloso são alguns dos artistas que vão animar a Festa dos Tabuleiros, em Tomar, um cartaz que a Comissão de Festas apresentou com sendo “um dos mais abrangentes de sempre”.

Os concertos, integrados no programa complementar da Festa dos Tabuleiros, vão decorrer no Estádio Municipal de Tomar entre os dias 05 e 08 de Julho e contam também com os FH5 e ‘Tomar-lhe o Gosto’ duas bandas locais, nomes apresentados hoje publicamente na Casa Vieira Guimarães, em Tomar, no distrito de Santarém.

“Este é um cartaz muito completo e diversificado, com espectáculos de grande qualidade para vários públicos, idades e gerações, sendo um dos mais abrangentes de sempre”, disse à agência Lusa Luís Honório, um dos mordomos da Comissão de Espectáculos da Festa dos Tabuleiros.

Aquele responsável disse ainda que os concertos vão decorrer no Estádio Municipal de Tomar, espaço com “capacidade para acolher milhares de espectadores e com condições excelentes para o público assistir aos espectáculos”, e cujos bilhetes vão ser colocados à venda a partir da próxima semana, com preços que variam entre os oito euros, para um único dia, e os 25 euros, para um passe completo.

O alinhamento dos concertos foi hoje apresentado, sendo que, no dia 05 de Julho, sexta feira, actuam Blaya e Wet Bed Gang, no dia 06 de Julho (sábado), os Quinta do Bill e Os Azeitonas, no dia 07 de Julho (domingo), será a vez de Rui Veloso e FH5, e no dia 08 de Julho (segunda feira), o espectáculo será assegurado por Ana Moura e pelos ‘Tomar-lhe o Gosto’, sendo neste dia feita a entrega de prémios das ruas populares ornamentadas.

Durante os 10 dias de animação da Festa dos Tabuleiros (29 de Junho a 08 de Julho) vai haver animação diária em mais dois locais do centro histórico da cidade, nomeadamente no jardim da Várzea Pequena e no parque do Mouchão, neste caso com entradas livres.

A soprano Lara Martins, Declínios, Banda-T, Orquestra Ligeira de Ourém, Tributo a Pink Floyd, noite de fados e festival de folclore são alguns dos nomes e espetáculos anunciados para estes locais.

“Sendo a Festa dos Tabuleiros um culto ao Espírito Santo e o principal motivo da festa, os concertos integram um programa complementar”, disse Luís Honório, tendo feito notar que o cartaz deste ano “é composto por músicos portugueses de grande qualidade e é um cartaz que dignifica esta grande festa”.

A Festa dos Tabuleiros vai realizar-se entre 29 de junho e 08 de julho, em Tomar, prevendo-se mais de 750 tabuleiros no principal cortejo. Esta é uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas de Portugal, realizando-se de quatro em quatro anos por decisão da população.

Com origem pagã, simbolizando a época das colheitas, a Festa dos Tabuleiros adquiriu carácter religioso na Idade Média, com a Rainha Santa Isabel.

Dada a sua complexidade, a festa realiza-se de quatro em quatro anos, tendo havido apenas uma edição em que o povo decidiu adiar a sua realização por um ano, por coincidir com a Expo 98, evento no qual participou com um cortejo a convite do então Presidente da República Jorge Sampaio.

O cortejo principal da Festa dos Tabuleiros decorre no dia 07 de Julho.

Foto de arquivo

Leia também...

Associação Ius Omnibus diz que lesados podem registar pedido de indemnização à Sony

A associação de defesa do consumidor Ius Omnibus informou hoje que avançou com uma ação popular contra a Sony, reclamando mais de 235 milhões…

Homem detido por cultivo de canábis

Um homem, de 52 anos, foi detido pelo cultivo de estupefacientes pela GNR, em Ferreira do Zêzere. A detenção ocorreu na quarta-feira, 1 de Julho,…

Exposições internacionais de cães e gatos na Avisan em Santarém

A Avisan – Exposição Nacional de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios, evento que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, de…

Ações populares devem ser melhor divulgadas junto dos consumidores, diz juíza Tribunal da Concorrência

A juíza do Tribunal da Concorrência que julga as acções populares defendeu uma melhor divulgação deste tipo de acções, “sob pena de os consumidores…