De 15 a 19 de Março, Santarém vive as Festas de São José. A apresentação do programa foi feita ao final da manhã do dia 25 de Fevereiro, no Largo Ramiro Nobre, por João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS).

Ricardo Gonçalves, Presidente da CMS, destacou o facto de as Festas de S. José serem “um marco importante para todos nós, tornaram-se um ponto de encontro para os jovens e menos jovens, mas também o ponto alto da nossa cultura, onde celebramos as nossas tradições”.

João Teixeira Leite também referiu que “nestas Festas vamos valorizar as nossas tradições; o cavalo, o campino, o touro, o folclore, a nossa gastronomia são palcos importantes desta edição de 2023. Vamos celebrar cidade, o concelho, a região e a sua vida comunitária”.

As Festas em Honra de São José combinam as vivências do sagrado e do profano, promove o artesanato e a gastronomia do Concelho com tasquinhas e restaurantes, este ano com a novidade da Praça Central onde as Juntas de Freguesia do Concelho vão partilhar sabores, cantares e saberes locais.

As comemorações começam no dia 15 de Março, às 18h00, com a habitual Homenagem a Celestino Graça, junto ao Monumento erigido em sua homenagem, a que segue a inauguração oficial das Festas no Campo Infante da Câmara.

O programa, promovido pela Câmara Municipal de Santarém, oferece concertos para todas as faixas etárias. No dia 15 de Março, Quim Barreiros apresenta-se no palco principal do recinto das Festas de São José (junto à Casa do Campino), pelas 22h30. No mesmo palco, no dia seguinte, pelas 21h00 atua a UTIS – Universidade da Terceira Idade de Santarém, seguindo-se os 3 Bairros e as Tunas do Instituto Politécnico de Santarém. Na sexta-feira, dia 17 de Março, o palco recebe o Conservatório de Música de Santarém pelas 21h30 e às 23h00, Ana Bacalhau. No dia 18 de Março, destaque para o concerto de Fernando Daniel, pelas 23h00, antecedido por Miguel Ferreira com o seu projeto de covers. A encerrar o programa no dia 19 de março, pelas 21h00 tem início o concerto do 77º Aniversário da Orquestra Típica Scalabitana.

No dia 18 de Março é a Missa Solene em Honra de Sáo José, na Igreja da Nossa Senhora da Conceição (Catedral de Santarém) às 10h30, e a Procissão, que reúne a partir das 11h30, no Centro Histórico, as associações e grupos culturais do Concelho, acompanhados pela Banda Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical da Gançaria. Pelas 14h30, tem início o Desfile Etnográfico com os Ranchos Folclóricos do Concelho que, para além do Centro Histórico vão percorrer outras ruas terminando no recinto das Festas.

Um dos pontos altos do dia 18 é o fogo de artifício que vai ser lançado às 00h00 para assinalar a entrada no dia 19 de Março, dia do Feriado Municipal.

Neste mesmo dia em que se comemora também o Dia do Pai, acontece a tradicional homenagem aos funcionários aposentados da Câmara Municipal de Santarém, em 2022, às 10h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. De tarde, às 15h00, tem lugar o cortejo, em charretes, do Grupo de Forcados Amadores de Santarém em direcção à Monumental Celestino Graça, onde pelas 16h00 tem início a Corrida de Toiros.

Durante estes dias de festas, os visitantes podem contar com baptismos e actividades equestres, actividades tauromáquicas, gastronomia, animação cultural, actividades desportivas e artesanato.

Leia também...

Projecto “Ombro Amigo” quer tirar do isolamento 150 pessoas do concelho de Ourém

O projecto “Ombro Amigo”, da Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida, quer…

Procuradora-Geral da República destaca relevância social e económica da actividade do Tribunal da Concorrência

A Procuradora-Geral da República salientou, em Santarém, o papel do Tribunal da…

Fuzileiros suspeitos da morte de agente da PSP ficam em prisão preventiva no estabelecimento prisional militar de Tomar

Decidiu o juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal.

Ângela Varino é a nova Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja

Ângela Varino, natural da Freguesia de Aveiras de Cima, foi a grande…