epa10067435 Firemen fight a wildfire burning in the village of Aventeira, Alvaiazere, Portugal, 12 July 2022. The fire that caused the closure of the A1 highway between Pombal and Leiria and surrounded the village of Aventeira (Alvaiazere) has 350 operatives, supported by 103 vehicles and two aircraft. EPA/NUNO ANDRE FERREIRA

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, determinou hoje o cancelamento de festas, romarias e outras actividades até segunda-feira devido aos incêndios que atingem o concelho e activou o Plano de Contingência Municipal.

Uma informação disponibilizada no sítio na Internet do Município refere que o presidente determinou “o cancelamento de todas as festas, romarias, actividades culturais, desportivas e recreativas até ao dia 18 de julho, por força da violência dos incêndios que assolam uma parte significativa” do concelho.

O despacho foi assinado ao final da manhã de hoje.

“Infelizmente, o nosso concelho tem sido um dos mais afetados. Foi ativado o Plano de Contingência Municipal. Esta situação obriga-nos a tomar mais medidas para que possamos salvaguardar o nosso concelho”, lê-se na mesma informação.

“Assim, na competência que me é conferida na qualidade de responsável máximo da proteção civil Municipal, determino o cancelamento de todas as festas e atividades culturais, desportivas e recreativas agendadas” até segunda-feira, acrescentou.

Luís Albuquerque reconheceu que a situação “causa transtornos às organizações” dos eventos, mas frisou que esta é “a decisão mais correta e segura para defender a população”.

Este autarca tornou a apelar à população para ter calma e, se as circunstâncias o permitirem, para ficar em casa e evitar circular na via pública.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 14:50 estava ativo um incêndio na União de Freguesias de Matas e Cercal, decorrendo o combate com 155 operacionais, 49 veículos e dois meios aéreos.

No concelho, outros dois fogos estão em fase de resolução, o que eclodiu na quinta-feira na União de Freguesias da Friexianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, e que se propagou a Alvaiázere (Leiria) e Ferreira do Zêzere (Santarém), tendo igualmente registado reacendimentos, e o fogo que começou em Espite, na terça-feira.

Leia também...

Bispo auxiliar do Porto reconhece que aumento “galopante” do custo de vida tem afetado portugueses

O bispo auxiliar do Porto Roberto Mariz admitiu hoje, em Fátima, que os portugueses se têm confrontado com um “aumento galopante do custo de…

Chamusca distinguido na área “Oportunidades de Prática Outdoor”

O Município da Chamusca foi distinguido com o prémio de Reconhecimento de Concelho de Excelência na área de “Oportunidades de Prática Outdoor”, na categoria…

Arrouquelas inaugurou Centro Interpretativo das Tradições e Rota do Azeite

A freguesia de Arrouquelas conta com um novo espaço dedicado à preservação e divulgação da sua identidade cultural: o Centro Interpretativo das Tradições e…

Estudantes de Tomar exigem mudança da lei para que alunos integrem Conselhos Pedagógicos

Associações de estudantes de Tomar defendem alterações à lei para que representantes dos alunos voltem a integrar os Conselhos Pedagógicos das escolas, exigem acompanhamento…