O Festival Celestino Graça arrancou ontem, 4 de Setembro e vai animar a cidade de Santarém até ao próximo domingo, com várias actividades ligadas às tradições e ao folclore de vários países do mundo.

O arranque do certame foi marcado pelo jantar de recepção aos grupos folclóricos estrangeiros, ontem à noite, na Casa do Campino, durante o qual foram distinguidos Jorge Ribeiro ‘Bacalhau’ e José Valbom como Sócios Honorários, e o Centro Educativo de Solidariedade Social EZN Fonte Boa como Sócio de Mérito.

Foram ainda agraciados com uma lembrança do Festival, o vereador da Cultura da Câmara de Santarém, Nuno Domingos; Margarida Pinto da União de Freguesias da Cidade de Santarém;  Carla Raposeira, do INATEL; Paulo Marques, em representação do CIOFF Portugal; Daniel Café, da Federação do Folclore Português; Augusto Figueiredo da Federação das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto do Distrito de Santarém; Luís Amaral, da APPACDM de Santarém; e João Paulo Narciso, director do Correio do Ribatejo.

A 63.ª edição do Festival Celestino Graça – A Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo conta com a presença de Grupos de países estrangeiros, nomeadamente, da Coreia do Sul, México, Polónia e Roménia.

Da Coreia do Sul marca este ano presença no Festival o Seoul Korean Folk Dance Group; do México chega-nos a Compañia de Danza Folklórica de la Ciudad de México e da Polónia, Zespół Pieśni i Tańca “Silesianie”. A Roménia está representada pelo Napoca Ansamblul Folkloric ROMANASUL, de Cluj.

Esta tarde a Casa do Campino acabou de receber a Gala Solidária “Entre Idades/Abraçar Gerações”, numa parceria com a Fundação INATEL, seguindo-se a inauguração do Salão de Fotografia “O Ribatejo e as Suas Gentes”, do fotógrafo Vítor Lopes.

Pelas 17h00, junto ao Busto de Celestino Graça, terá lugar a cerimónia de inauguração do Festival que conta hoje à noite com o primeiro espectáculo de folclore – a Gala Internacional no Cine Teatro de Almeirim.

Esta quinta-feira inicia-se com a animação dos Grupos de países estrangeiros nas ruas do Centro Histórico de Santarém e o colóquio “Descobrir Mundos”, no W Shopping.

À noite terá lugar na cidade de Abrantes mais uma Gala Internacional de Folclore, enquanto na Casa do Campino decorrerá a Grande Gala de Fado no Ribatejo, com a participação de Ana Paula Martins, Sara Paixão, Diogo Ferreira, Custódio Castelo (Guitarra), João Chora (Viola) e Fernando Calado (Viola Baixo).

Este ano, para além dos Grupos estrangeiros, o Festival conta ainda com as presenças de Grupos portugueses que este ano serão o Grupo Folclórico da Universidade do Minho (Braga), o Rancho Típico de S. Mamede de Infesta – Matosinhos (Douro Litoral Norte), o Grupo Folclórico de Coimbra (Beira Litoral), o Rancho Folclórico dos Moleanos – Alcobaça (Alta Estremadura), o Rancho Folclórico da Gouxaria (Alcanena – Ribatejo), para além dos Grupos organizadores, Grupo Académico de Danças Ribatejanas e Grupo Infantil de Dança Regional.

Valorizando o seu programa, o Festival conta ainda com uma Mostra de Gastronomia Ribatejana, Jogos Tradicionais e Populares, o Fandangando – Mostra de Fandangos Ribatejanos, os “Sons Autóctones / Sons da Memória” – Mostra de Instrumentos Tradicionais e a Exposição-Venda de Artesanato, actividades que integram o programa geral do Festival.

O Festival “Celestino Graça” – A Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo é uma organização do Grupo Académico de Danças Ribatejanas, agrupamento folclórico fundado por Celestino Graça no ano de 1956 e que desde então é um dos principais embaixadores culturais da cidade de Santarém e do próprio País, tendo efectuado mais de 60 digressões por toda a Europa, por Angola, pelo Brasil, em Israel e nos Estados Unidos da América. Mais de 25 países, alguns dos quais em diversas ocasiões.

Programa geral

Sexta-feira, 6 de Setembro

15.00 Horas – Abertura da Casa do Campino – Gastronomia Ribatejana
17.00 Horas – Dinamização de Jogos Tradicionais do Ribatejo
21.00 Horas – Casa do Campino – APPACDM – Espectáculo de Canto e de Dança
22.00 Horas – Casa do Campino – Inauguração do 63.º Festival Internacional de Folclore “Celestino Graça” – Angola, Coreia do Sul, México, Polónia, Roménia e Portugal – Grupos Infantil de Dança Regional e Académico de Danças Ribatejanas, Rancho Folclórico dos Moleanos (Alcobaça)

Sábado, 7 de Setembro

11.00 Horas – Centro Histórico de Santarém – Animação com os Grupos Folclóricos estrangeiros; Largo do Seminário – Fandangando – Mostra de Fandangos do Ribatejo;
15.00 Horas – Abertura da Casa do Campino – Gastronomia Ribatejana
17.00 Horas – Casa do Campino – Grupo Cultural dos Académicos Timorenses – Timor Leste
21.00 Horas – Casa do Campino – New Star Dance – Exibição de Dança Desportiva
22.00 Horas – Casa do Campino – Gala Internacional de Folclore “O Mundo a Cantar e a Dançar” – Angola, Coreia do Sul, México, Polónia, Roménia e Portugal – Grupo Académico de Danças Ribatejanas, Grupo Folclórico de Coimbra, Grupo Folclórico da Universidade do Minho

Domingo, 8 de Setembro

12.00 Horas – Abertura da Casa do Campino – Gastronomia Ribatejana
15.00 Horas – Casa do Campino – “Sons Autóctones – Sons da Memória” – Mostra de Instrumentos Tradicionais
17.00 Horas – Casa do Campino – Gala de Encerramento do 63.º Festival Internacional de Folclore “Celestino Graça” – Angola, Coreia do Sul, México, Polónia, Roménia e Portugal – Grupos Infantil e Académico de Santarém, Rancho Folclórico e Etnográfico de São Mamede de Infesta e Grupo Folclórico de Gouxaria – Alcanena
20.00 Horas – Casa do Campino – Encerramento do Festival “Celestino Graça”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…