A PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia, mau grado ser constituída por todas as associações do sector taurino, tem sentido as maiores dificuldades em organizar o seu Festival e até a celebração do Dia da Tauromaquia, que saltou fora do calendário do Campo Pequeno e que agora está envolto num certo segredo, desconhecendo-se aspectos tão importantes como a data e o local onde possa vir a realizar-se. Sendo certo que até a sua realização ainda não está segura.
Segundo o site TouroeOuro, muitos toureiros terão recusado o convite para integrar o cartel do festival taurino do “Dia da Tauromaquia”, pelo que um grupo de toureiros se terá disponibilizado para suprir essas ausências e deverá anunciar para breve, em Coruche, a realização de um festival a favor da Prótoiro, que poderá ocorrer a 8 ou a 15 do próximo mês de Abril.
O cartel em composição será muito interessante e parece que inclui a participação de seis cavaleiros de três dinastias toureiras, que assumem este repto e viabilizarão um festival bem curioso: embora nada esteja ainda confirmado, a reaparição, ainda que por uma só tarde, do veterano cavaleiro João Palha Ribeiro Telles, que toureou pela última vez em 2012, na Póvoa de Varzim, numa corrida em que substituiu seu filho, que se encontrava doente.
Neste festival, actuariam os pais e os filhos das dinastias Ribeiro Telles (João Palha e João Ribeiro Telles), Caetano (Paulo e João Moura Caetano) e Salgueiro (João Salgueiro e João Salgueiro da Costa).
Estarão ainda por definir – como, ao cabo e ao resto, poderá estar ainda tudo – os toiros e os Grupos de Forcados, parecendo plausível a participação dos Amadores de Coruche. Assim anda a (des)união da nossa Festa!