Arrancou esta quarta-feira, 26 de agosto, a 12.ª edição do Festival da Sopa da Pedra, um dos maiores eventos gastronómicos do Ribatejo. Até 30 de agosto, o Parque das Tílias, em Almeirim, transforma-se numa celebração da gastronomia e das tradições locais. O ex-líbris gastronómico do concelho, com Certificação Europeia de Especialidade Tradicional Garantida (RTG), será confecionado em quantidades que superam os 4000 litros, servindo mais de 12.500 doses aos visitantes do certame.
Além da sopa da pedra, o evento gastronómico integra outros sabores da região, como o melão de Almeirim e as caralhotas, produtos certificados a nível europeu com Indicação Geográfica Protegida (IGP), bem como os enchidos tradicionais, os vinhos regionais e o arroz-doce.
“É esta ligação entre agricultura, gastronomia e turismo que constituiu uma das grandes forças da economia do nosso concelho. Almeirim é uma terra profundamente ligada à agricultura e à produção agroalimentar. Temos produtos de qualidade, uma restauração reconhecida e uma gastronomia capaz de atrair milhares de visitantes”, afirmou Joaquim Catalão, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, durante a cerimónia de inauguração da 12.ª edição do festival.
O autarca apelou ao reforço da oferta hoteleira em Almeirim, referindo ser necessário atrair “um grupo hoteleiro de referência, que reconheça o potencial do território e investa numa unidade de média dimensão”, permitindo que os turistas permaneçam mais tempo na região.
“O turismo gastronómico é já uma realidade e o motor da nossa economia. O nosso objetivo deve ser aproveitar essa força para criar mais atividade económica, mais investimento e mais oportunidades”, defendeu.
Por sua vez, o vice-presidente da Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo, Pedro Beato, evidenciou a componente cultural e patrimonial do evento.
“É um ativo daquilo que Almeirim e o Ribatejo têm. Se juntarmos a isso a dimensão do vinho, começamos a ter aqui uma junção de ativos muito importantes para a região e para a afirmação da sua autenticidade e identidade”, sublinhou.
Com entrada gratuita, o recinto acolhe ao longo de cinco dias uma programação gastronómica e cultural, no qual são esperados cerca de 20.000 visitantes. O espaço acolhe mais de 70 expositores que dinamizam a agricultura, a economia local, o artesanato e as diversões familiares. O acolhimento dos visitantes e o serviço das refeições assentam em 11 tasquinhas do recinto, geridas por 14 associações e entidades do concelho, promovendo o associativismo e o voluntariado comunitário.
“Este festival é muito mais do que um evento gastronómico. É a celebração da nossa gastronomia local e do admirável espírito associativo que define e enriquece a nossa terra. Um momento de partilha como este só é possível graças à força coletiva e à união de toda a nossa comunidade”, destacou Luís Manso, grão-confrade da Confraria Gastronómica de Almeirim.
A experiência culinária inclui também uma programação diária de showcookings e a iniciativa “Mini Chefs”, orientada pela Chef Irene Pimenta, madrinha do festival. Ferreira do Alentejo é o município convidado da presente edição do certame, estando presente no mesmo a 29 de agosto. A comitiva traz artesãos, cozinheiros e animação musical, numa mostra representativa da cultura, dos sabores e das tradições locais que visa promover o intercâmbio gastronómico e cultural entre diferentes territórios.
“Estaremos aqui representados com várias manifestações de carácter cultural do concelho de Ferreira do Alentejo. Temos um stand que mostra aquilo que é o nosso concelho”, disse Luís Pita Ameixa, presidente do Município de Ferreira do Alentejo.
O autarca lançou ainda um convite ao Município de Almeirim para marcar presença na próxima edição da Feira do Melão de Figueira dos Cavaleiros.
O programa inclui ainda a quermesse gastronómica, considerada pela organização como a “única no país” e na qual todos os prémios são produtos alimentares da região, além de concertos de artistas nacionais no palco principal. O cartaz musical conta com atuações das Bombocas (27 de Agosto, 22h30), Festa M80 (28 de Agosto, 22h30), Wet Bed Gang (29 de Agosto, 22h30) e Fernando Daniel (30 de Agosto, 22h30).
Organizado pela Confraria Gastronómica de Almeirim, em estreita parceria com o Município de Almeirim, a Festival da Sopa da Pedra tem se assumido ao longo das suas edições como um guardião dos produtos locais, do associativismo e da identidade gastronómica do concelho.







