Foto: Página de Facebook Festival Dançarão

A zona ribeirinha junto ao rio Tejo, em Ortiga, no concelho de Mação, recebe, de 14 a 16 de julho, o festival Dançarão, da associação Dançarem.

Com o mote “Deixa-te ir… sigó baile!”, durante três dias, o festival de verão de danças tradicionais de Portugal e do Mundo inclui oficinas de dança, concertos e bailes, mas também passeios, yoga, artesanato e o “Dançarinho” (atividades infantis), entre outras, que decorrerão na Praia Fluvial, em espaços de Ortiga, como a Liga de Melhoramentos de Ortiga ou o Lagar de Azeite, e do bairro da EDP da Barragem de Belver.

Em comunicado, a Dançarem! destaca os cabeças de cartaz de um evento multidisciplinar onde a dança é elemento nuclear, e que anuncia bailes com Sebastião Antunes & Quadrilha e Folky Bal’Boa, os espanhóis Zaroj e o duo Caamano & Ameixeiras, ou os belgas Laloy le Tron, entre outros, a par de oficinas de yoga, zumba, danças ribatejanas, galegas e bascas, salsa e forró.

Em paralelo, haverá também concertos-baile, oficinas de instrumentos, mercados e oficinas de artesanato, meditação sonora, observação de aves e passeios pedestres, sempre em redor da aldeia de Ortiga e do parque de campismo existente junto à praia fluvial.

A primeira edição do Festival Dançarão teve lugar no ano de 2022 em Valada, Cartaxo, e contou com a participação de cerca de 1.000 pessoas.

Para esta segunda edição, em Ortiga, “a expectativa da organização é que o número de participantes suba para o dobro” (2.000 participantes), vindos não só de Portugal, mas de vários países europeus, nomeadamente de Espanha, França, Itália e Bélgica.

O Festival Dançarão, frisa a organização, “assenta numa filosofia de envolvimento da comunidade local, tirando partido do potencial de Ortiga e proporcionando aos participantes atividades diversificadas numa lógica de inclusão, respeito e comunhão pelo meio ambiente e convívio salutar”.

Com origem em Santarém, a Dançarem! visa promover as tradições através da dança, organizando eventos mensais com oficinas de dança e concertos-baile e colaborando com entidades como câmaras municipais e escolas, em eventos pontuais.

A segunda edição do Festival Dançarão irá decorrer em Ortiga “numa ótica de continuidade para os próximos anos”, que assenta no “trabalho de sinergias locais que está a ser desenvolvido” nesta freguesia do concelho de Mação, conclui a Associação Dançarem.

Leia também...

Doze concelhos de quatro distritos em risco máximo

Doze concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e…

‘Caixa Aberta’ chega às IPSS´s da Chamusca

O município da Chamusca vai levar a todos os Centro de Dia, Centro de Acolhimento e Centro de Apoio Social o projecto CAIXA ABERTA,…

Homem não aceita fim da relação e acaba detido por violência doméstica

Um homem, de 54 anos de idade, foi detido pela GNR de Santarém, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, pelo crime de…

Peregrinação de imagem da Virgem de Fátima quer chegar a todas as zonas seguras da Ucrânia

A Igreja Greco-Católica de Lviv, na Ucrânia, está a estudar a realização de uma peregrinação da imagem da Virgem de Fátima pelas zonas daquele…