A partir de sexta-feira, 2 de Agosto, regressa o in.Estátuas – Festival de Estátuas Humanas, desta vez com uma maior abrangência, marcando pela primeira vez presença nas freguesias que integram o Concelho de Santarém. Assim, entre 2 e 11 de Agosto, a cidade de Santarém e as vilas de Tremês, Pernes e Alcanede vão tornar-se numa autêntica Galeria de Arte ao ar livre.
Para sexta-feira, 2 de Agosto, a partir das 21h30, a vila de Tremês recebe no Largo Professor Dr. Jacob Pinto Correia, a primeira iniciativa inserida no in.Estátuas – Festival de Estátuas Humanas, com a presença de alguns dos artistas que participam na edição deste ano.
Na noite seguinte, sábado, 3 de Agosto, depois das 21h30, será a vez do in.Estátuas – Festival de Estátuas Humanas chegar até Alcanede, onde o Recinto de Festas de Vale do Carro vai ser o palco escolhido para esta iniciativa.
Também a 3 de Agosto, Sábado, pelas, 21h30, o Largo do Rossio, em Pernes, acolhe uma outra ação do in.Estátuas – Festival de Estátuas Humanas, com a presença de outras figuras animadas.
Em Santarém, nos dias 9, 10 e 11 de Agosto as ruas do centro histórico vão receber a presença de 20 estátuas humanas, a totalidade daquelas que integram o V Festival in.Estátua, inserido na programação do Verão in.Santarém 2024, iniciativa responsável por atrair milhares de visitantes todos os anos.
Entre as figuras que este ano participam no in.Estátuas – Festival de Estátuas Humanas, encontra-se Helena Reis, com a figura de ‘Devenir’, a sua obra mais reconhecida e que foi a vencedora do campeonato mundial de estatuas vivas, World Living Statues Festival, realizado na Holanda.
Nos dias em que decorre o in.Estátuas – Festival de Estátuas Humanas, o público poderá votar nas suas figuras favoritas, podendo fazê-lo em várias mesas de voto dispostas ao longo das ruas do centro histórico, no espaço que acolhe o evento.
Os vencedores serão anunciados no final do último dia em que se realiza o in.Estátuas – Festival de Estátuas Humanas, 11 de Agosto, após ter sido apurado o resultado das votações, tanto as que foram efectuadas no recinto, bem como todas aquelas que foram submetidas online, numa plataforma disponibilizada para o efeito pela organização
Cinema de animação franco-belga no Teatro Sá da Bandeira
Na noite de quarta-feira, 31 de Julho, pelas 22h00, há cinema no Teatro Sá da Bandeira com a exibição do filme de animação, ‘O Faraó Negro, o Selvagem e a Princesa’, realizado por Michel Ocelot, em 2022.
Conta a sinopse do filme que este reúne três histórias que decorrem em três épocas, ambientadas em três mundos diferentes: uma epopeia vinda diretamente do antigo Egipto; uma lenda medieval francesa, da região de Auvergne; e, finalmente, uma fantasia do século XVIII vestida de trajes otomanos e ambientada em palácios turcos. Trata-se de “um filme primorosamente animado que nos transporta por paisagens reais e oníricas sempre inesperadas e frequentemente contrastantes, povoadas por deuses esplêndidos e tenebrosos, tiranos aviltantes e protectores benevolentes, amantes astutos e príncipes e princesas que fazem apenas o que lhe apetece – tudo numa deslumbrante explosão de cor”, acrescenta ainda o texto promocional.
Música cigana no Jardim da Biblioteca Municipal
Para o primeiro dia de Agosto, está previsto um concerto de música de raízes ciganas com o grupo Alma Gitana, a partir das 21h45, no Jardim da Biblioteca Municipal de Santarém.
O espetáculo, inspirado na cultura cigana, conta com a atuação do grupo, com origem no concelho ribatejano de Benavente, que se revelou ao país através da televisão, sendo um dos concorrentes do programa destinado a revelar novos valores e talentos, Got Talent, emitido em 2022, na RTP1
Este espetáculo acontece no âmbito de uma parceria com a associação cultural, ‘A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria’ (AMPAGDP), entidade que se tem dedicado a recolher e preservar a memória musical, e não só, de Portugal. Sendo um património vivo, muitas vezes esquecido, AMPAGDP tem percorrido o país de norte a sul em busca das tradições orais, como cantigas, romances, contos, práticas sacro-profanas, músicas, danças e também gastronomia.
Ernesto & Companhia in.Str com o actor Paulo Patrício
O actor Paulo Patrício continua a percorrer as ruas de Santarém e as freguesias do Concelho em acções de promoção do Verão in.Str. Acompanhado pelo seu divertido e animado fantoche, Ernesto & Companhia, ambos partilham alegria e estão sempre dispostos a deixarem um sorriso na cara de todos aqueles com quem se vão cruzando na sua caminhada.
O local será sempre uma surpresa a cada dia que passa, mas Ernesto & Companhia têm já presença assegurada nos dias 2, 3, 16, 17, 21, 22 e 24 Agosto.
Banda Filarmónica de Alcanede toca no Largo do Seminário
‘Sons da Liberdade’ é o nome do espectáculo que vai acontecer na noite de 2 de agosto, a partir das 21h45, no Largo do Seminário, com a Banda Filarmónica de Alcanedense.
A conhecida banda vem até à sede do Concelho apresentar uma viagem pela memória recente da música popular portuguesa, prometendo animar a noite com temas que marcaram definitivamente a criação musical nacional.
Música popular e folclore aos sábados de manhã
A partir das 11h00, de sábado de manhã, 3 de agosto, as ruas do centro histórico e a Praça Velha serão o palco principal para o desfile do Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Graínho e Fontaínhas, na iniciativa in.Tradição, uma parceria com a Fundação INATEL, que junta o mundo rural e convida todos os presentes a darem um pezinho de dança ao som da música tradicional.
Semanalmente, o in.Tradição percorre parte do centro da cidade, sempre aos sábados de manhã, entre 29 de Junho e 21 de Setembro, passando pelo Largo do Seminário, Rua Capelo Ivens, Rua 1.º de Dezembro, Praça Velha, Rua Serpa Pinto, terminando no Largo do Seminário. A iniciativa pretende envolver os Centros de Cultura e Desporto (CCD) da região que atuam na área da etnografia, da música tradicional e na salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Nesse sentido, foi lançado o desafio aos grupos CCD Inatel de recriarem uma forma diferente de apresentação das suas actividades, permitindo-lhes também estimular a diversificação das suas apresentações. A programação consiste, essencialmente, em animação cultural itinerante de curta duração, em vários locais do centro histórico, promovendo uma interação espontânea com a comunidade. Esta é também uma forma de apoiar o associativismo obtendo uma resposta direta e ativa por parte dos CCD Inatel, proporcionando-lhes diferentes espaços de atuação e divulgação do trabalho que desenvolvem.
Circo e música no Jardim da República
No Jardim da República, na tarde de sábado, dia 3 de Agosto, pelas 18h00, realiza-se o espetáculo de circo ‘Rizoma’, criado e interpretado por Rita Carmo Martins, com mútica ao vivo a cargo de Clara Saleiro e Mickael Kochalski.
O conceito do evento gira em redor de “um vaso, um monte de terra, uma artista de circo, uma flautista”, sendo “um espetáculo sobre a sensibilidade, a força, a adversidade e a infância. Uma aventura surrealista através da imaginação. Um sopro de liberdade”, de acordo com a sinopse divulgada.
Esta iniciativa faz parte da programação com o apoio da República Portuguesa – Cultura I DGARTES – Direção-Geral das Artes e da Rede de Teatros e Cine Teatros Portugueses
A Casa D’Amália visita Santarém
Na noite de sábado, 3 de Agosto, a partir das 21h45, Santarém vai poder assistir, a partir do Largo do Seminário, a uma iniciativa inédita, a gravação de um popular programa televisivo que será posteriormente transmitido em horário nobre, na RTP1.
Apresentado por José Gonçalez, o programa ‘Em Casa D’Amália’ é transmitido semanalmente, nas noites de sexta-feira, sendo, sobretudo, gravado na casa onde morou Amália Rodrigues, na Rua de São Bento, em Lisboa.