A partir de sexta-feira, 2 de Agosto, regressa o in.Estátuas – Festival de Estátuas Humanas, desta vez com uma maior abrangência, marcando pela primeira vez presença nas freguesias que integram o Concelho de Santarém. Assim, entre 2 e 11 de Agosto, a cidade de Santarém e as vilas de Tremês, Pernes e Alcanede vão tornar-se numa autêntica Galeria de Arte ao ar livre.

Para sexta-feira, 2 de Agosto, a partir das 21h30, a vila de Tremês recebe no Largo Professor Dr. Jacob Pinto Correia, a primeira iniciativa inserida no in.Estátuas – Festival de Estátuas Humanas, com a presença de alguns dos artistas que participam na edição deste ano. 

Na noite seguinte, sábado, 3 de Agosto, depois das 21h30, será a vez do in.Estátuas – Festival de Estátuas Humanas chegar até Alcanede, onde o Recinto de Festas de Vale do Carro vai ser o palco escolhido para esta iniciativa.

Também a 3 de Agosto, Sábado, pelas, 21h30, o Largo do Rossio, em Pernes, acolhe uma outra ação do in.Estátuas – Festival de Estátuas Humanas, com a presença de outras figuras animadas.

Em Santarém, nos dias 9, 10 e 11 de Agosto as ruas do centro histórico vão receber a presença de 20 estátuas humanas, a totalidade daquelas que integram o V Festival in.Estátua, inserido na programação do Verão in.Santarém 2024, iniciativa responsável  por atrair milhares de visitantes todos os anos.

Entre as figuras que este ano participam no in.Estátuas – Festival de Estátuas Humanas, encontra-se Helena Reis, com a figura de ‘Devenir’, a sua obra mais reconhecida e que foi a vencedora do campeonato mundial de estatuas vivas, World Living Statues Festival, realizado na Holanda.

Nos dias em que decorre o in.Estátuas – Festival de Estátuas Humanas, o público poderá votar nas suas figuras favoritas, podendo fazê-lo em várias mesas de voto dispostas ao longo das ruas do centro histórico, no espaço que acolhe o evento.

Os vencedores serão anunciados no final do último dia em que se realiza o in.Estátuas – Festival de Estátuas Humanas, 11 de Agosto, após ter sido apurado o resultado das votações, tanto as que foram efectuadas no recinto, bem como todas aquelas que foram submetidas online, numa plataforma disponibilizada para o efeito pela organização

Cinema de animação franco-belga no Teatro Sá da Bandeira

Na noite de quarta-feira, 31 de Julho, pelas 22h00, há cinema no Teatro Sá da Bandeira com a exibição do filme de animação, ‘O Faraó Negro, o Selvagem e a Princesa’, realizado por Michel Ocelot, em 2022.

Conta a sinopse do filme que este reúne três histórias que decorrem em três épocas, ambientadas em três mundos diferentes: uma epopeia vinda diretamente do antigo Egipto; uma lenda medieval francesa, da região de Auvergne; e, finalmente, uma fantasia do século XVIII vestida de trajes otomanos e ambientada em palácios turcos. Trata-se de “um filme primorosamente animado que nos transporta por paisagens reais e oníricas sempre inesperadas e frequentemente contrastantes, povoadas por deuses esplêndidos e tenebrosos, tiranos aviltantes e protectores benevolentes, amantes astutos e príncipes e princesas que fazem apenas o que lhe apetece – tudo numa deslumbrante explosão de cor”, acrescenta ainda o texto promocional.

Música cigana no Jardim da Biblioteca Municipal

Para o primeiro dia de Agosto, está previsto um concerto de música de raízes ciganas com o grupo Alma Gitana, a partir das 21h45, no Jardim da Biblioteca Municipal de Santarém.

O espetáculo, inspirado na cultura cigana, conta com a atuação do grupo, com origem no concelho ribatejano de Benavente, que se revelou ao país através da televisão, sendo um dos concorrentes do programa destinado a revelar novos valores e talentos, Got Talent, emitido em 2022, na RTP1

Este espetáculo acontece no âmbito de uma parceria com a associação cultural, ‘A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria’ (AMPAGDP), entidade que se tem dedicado a recolher e preservar a memória musical, e não só, de Portugal. Sendo um património vivo, muitas vezes esquecido, AMPAGDP tem percorrido o país de norte a sul em busca das tradições orais, como cantigas, romances, contos, práticas sacro-profanas, músicas, danças e também gastronomia.

Ernesto & Companhia in.Str com o actor Paulo Patrício

O actor Paulo Patrício continua a percorrer as ruas de Santarém e as freguesias do Concelho em acções de promoção do Verão in.Str. Acompanhado pelo seu divertido e animado fantoche, Ernesto & Companhia, ambos partilham alegria e estão sempre dispostos a deixarem um sorriso na cara de todos aqueles com quem se vão cruzando na sua caminhada.

O local será sempre uma surpresa a cada dia que passa, mas Ernesto & Companhia têm já presença assegurada nos dias 2, 3, 16, 17, 21, 22 e 24 Agosto.

Banda Filarmónica de Alcanede toca no Largo do Seminário

‘Sons da Liberdade’ é o nome do espectáculo que vai acontecer na noite de 2 de agosto, a partir das 21h45, no Largo do Seminário, com a Banda Filarmónica de Alcanedense.

A conhecida banda vem até à sede do Concelho apresentar uma viagem pela memória recente da música popular portuguesa, prometendo animar a noite com temas que marcaram definitivamente a criação musical nacional.

Música popular e folclore aos sábados de manhã

A partir das 11h00, de sábado de manhã, 3 de agosto, as ruas do centro histórico e a Praça Velha serão o palco principal para o desfile do Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Graínho e Fontaínhas, na iniciativa in.Tradição, uma parceria com a Fundação INATEL, que junta o mundo rural e convida todos os presentes a darem um pezinho de dança ao som da música tradicional.

Semanalmente, o in.Tradição percorre parte do centro da cidade, sempre aos sábados de manhã, entre 29 de Junho e 21 de Setembro, passando pelo Largo do Seminário, Rua Capelo Ivens, Rua 1.º de Dezembro, Praça Velha, Rua Serpa Pinto, terminando no Largo do Seminário. A iniciativa pretende envolver os Centros de Cultura e Desporto (CCD) da região que atuam na área da etnografia, da música tradicional e na salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Nesse sentido, foi lançado o desafio aos grupos CCD Inatel de recriarem uma forma diferente de apresentação das suas actividades, permitindo-lhes também estimular a diversificação das suas apresentações. A programação consiste, essencialmente, em animação cultural itinerante de curta duração, em vários locais do centro histórico, promovendo uma interação espontânea com a comunidade. Esta é também uma forma de apoiar o associativismo obtendo uma resposta direta e ativa por parte dos CCD Inatel, proporcionando-lhes diferentes espaços de atuação e divulgação do trabalho que desenvolvem.

Circo e música no Jardim da República

No Jardim da República, na tarde de sábado, dia 3 de Agosto, pelas 18h00, realiza-se o espetáculo de circo ‘Rizoma’, criado e interpretado por Rita Carmo Martins, com mútica ao vivo a cargo de Clara Saleiro e Mickael Kochalski.

O conceito do evento gira em redor de “um vaso, um monte de terra, uma artista de circo, uma flautista”, sendo “um espetáculo sobre a sensibilidade, a força, a adversidade e a infância. Uma aventura surrealista através da imaginação. Um sopro de liberdade”, de acordo com a sinopse divulgada.

Esta iniciativa faz parte da programação com o apoio da República Portuguesa – Cultura I DGARTES – Direção-Geral das Artes e da Rede de Teatros e Cine Teatros Portugueses

A Casa D’Amália visita Santarém

Na noite de sábado, 3 de Agosto, a partir das 21h45, Santarém vai poder assistir, a partir do Largo do Seminário, a uma iniciativa inédita, a gravação de um popular programa televisivo que será posteriormente transmitido em horário nobre, na RTP1.

Apresentado por José Gonçalez, o programa ‘Em Casa D’Amália’ é transmitido semanalmente, nas noites de sexta-feira, sendo, sobretudo, gravado na casa onde morou Amália Rodrigues, na Rua de São Bento, em Lisboa.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…