Santarém prepara-se para receber novamente um evento que tem atraído anualmente milhares de visitantes ao centro histórico da cidade. As ruas vão ser literalmente invadidas por todos aqueles que queiram ver de perto 20 estátuas humanas, já a partir de amanhã e até domingo.

Nas noites de sexta-feira, 9 de Agosto, e de sábado, 10 de Agosto, o evento decorre entre as 21h30 e as 23h30, enquanto que no último dia do festival, domingo, 11 de Agosto, realiza-se ao final da tarde, entre as 17h30 e 19h30. Ao longo destas duas horas, as ruas vão ainda ser percorridas pela Fanfarra Bizarra, uma banda empenhada em animar o público através de canções populares.

O V Festival in.Estátua, inserido na programação do Verão in.Santarém 2024, tem conseguido atrair milhares de visitantes todos os anos ao centro da cidade.

Entre as figuras que este ano participam no in.Estátuas – Festival de Estátuas Humanas, encontra-se Helena Reis, com a figura de ‘Devenir’, a sua obra mais reconhecida e que foi a vencedora do campeonato mundial de estatuas vivas, World Living Statues Festival, realizado na Holanda.

Nos três dias em que decorre o in.Estátua – Festival de Estátuas Humanas, o público poderá votar nas suas figuras preferidas, podendo fazê-lo em diversas mesas de voto dispostas ao longo de várias ruas do centro histórico, sobretudo nos locais onde se dá entrada no espaço que acolhe o evento.

As figuras vencedoras serão anunciadas no final do último dia em que se realiza o in.Estátua – Festival de Estátuas Humanas, 11 de Agosto, após ter sido apurado o resultado das votações, tanto as que foram efectuadas no recinto, bem como todas aquelas que foram submetidas online, numa plataforma disponibilizada para o efeito pela organização.

De recordar que nesta edição do in.Estátua, o festival assumiu novos moldes e passou a contemplar igualmente algumas das freguesias rurais do concelho. Dessa forma, no passado fim-de-semana, as freguesias de Tremês, Pernes e Alcanede foram visitadas por algumas das estátuas que estarão presentes no festival scalabitano.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…