O Centro Histórico de Santarém transforma-se num grande palco ao ar livre entre os dias 7 e 9 de agosto, com a realização de mais uma edição do Festival de Estátuas Vivas, integrado na programação do Verão iN.Santarém.
Ao longo de três dias, a arte performativa volta a ocupar as ruas do centro histórico, proporcionando uma experiência cultural única que alia criatividade, património e participação do público. Este ano, o festival tem como tema “Profissões Antigas”, homenageando ofícios tradicionais portugueses e figuras ligadas à identidade ribatejana, através de um percurso artístico composto por cerca de duas dezenas de estátuas vivas.
Merceeiros, sapateiros, carpinteiros, barbeiros, aguadeiros, ceifeiras ou resineiros são algumas das personagens que darão vida às ruas do centro histórico, juntando-se a figuras emblemáticas do concelho, como o campino, as lavadeiras, o cesteiro e o jornaleiro, numa evocação dos saberes e tradições que marcaram gerações.
Mais do que um espetáculo, a sétima edição do Festival de Estátuas Vivas propõe uma verdadeira viagem pela memória coletiva, valorizando o património humano e cultural de Santarém, enquanto promove o encontro entre diferentes gerações e reforça a atratividade turística da cidade.
Além das performances das estátuas vivas, a programação integra, no sábado à noite, no Largo de Marvila, o espetáculo Living Statues DJs, uma performance que alia a arte da estátua viva à música e à expressão visual. Durante os três dias do festival, um divertido Cicerone conduzirá o público pelos vários pontos do evento, de forma espontânea e alegre, proporcionando momentos de interação e descoberta. O festival inclui ainda os Pedestais Livres e o Espaço Mini Estátuas, convidando visitantes de todas as idades a experimentar, por alguns momentos, a experiência de ser uma estátua viva. O público será também chamado a participar na eleição das melhores estátuas do festival, cujos vencedores serão anunciados no domingo, ao final da tarde. Nesse dia, a animação prolonga-se pelas ruas do Centro Histórico com uma arruada protagonizada pela Orquestra Improvável.
O festival contará com a participação de 20 artistas profissionais de estátuas vivas, garantindo um elevado nível artístico e uma experiência de excelência para residentes e visitantes. A produção está a cargo de António Santos, pioneiro da arte da estátua viva em Portugal e detentor de um Recorde Mundial do Guinness nesta disciplina artística, cuja experiência e visão têm sido determinantes para a afirmação deste festival como uma referência nacional nesta forma de expressão artística.
O Festival de Estátuas Vivas realiza-se nos dias 7 e 8 de agosto, entre as 21h30 e as 23h30, e no dia 9 de agosto, das 17h30 às 19h30, convidando todos a descobrir Santarém através da arte, da criatividade e da memória viva.
Integrado na programação do Verão iN.Santarém, este evento reforça a aposta do Município na dinamização cultural do espaço público e na valorização do Centro Histórico como palco privilegiado de iniciativas capazes de atrair públicos de todas as idades.
