O Município de Santarém aprovou um apoio financeiro de 6.000 € à Junta de Freguesia da Moçarria para a realização do 1º Festival do Bunho e do Pão (Barbela).

Esta iniciativa, que se realizou de 6 a 8 de outubro, deu a conhecer dois produtos que se revestem, desde sempre, de muita importância nas atividades locais da Freguesia da Moçarria.

Por um lado, deu-se a conhecer o bunho, um produto singular e exclusivo do concelho de Santarém com a sua génese na localidade do Secorio, para que esta arte não se perca no futuro dando continuidade à produção do mobiliário com esta matéria-prima. Por outro, destacou-se o pão feito a partir de trigo de barbela, um trigo de qualidade superior e de semente antiga, produzido nos campos desta freguesia.

A autarquia reconhece a relevância deste evento que promove a identidade cultural e funciona como dinamizador económico da freguesia, valorizando o que de melhor se faz neste território.

Leia também...

Igreja vai sistematizar dados sobre abusos e divulgá-los duas vezes por ano

Os números de casos de abuso sexual no seio da Igreja Católica denunciados ao Grupo Vita ou às comissões diocesanas de proteção de menores…

Associação de Judo de Santarém marcou presença na Festa do Japão

O Jardim Vasco da Gama, em Lisboa, acolheu um dos momentos altos das comemorações dos 480 anos de amizade entre Portugal e Japão, onde…

Torres Novas lança empreitada para requalificar Largo General Humberto Delgado

A Câmara Municipal de Torres Novas aprovou por maioria em reunião de câmara, com um voto contra do BE e uma abstenção do PSD,…

Suspeito de homicídio detido pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve na terça-feira um homem suspeito de cometer homicídio qualificado no dia…