O cogumelo vai ser servido à mesa do Festival do Cogumelo da Parreira, no próximo fim- de-semana, no centro da charneca ribatejana da Chamusca. Este é um evento que junta gastronomia, petiscos, animação musical, cozinha ao vivo, passeios e workshops, exposição de produtores e de agentes económicos do sector.

A V edição do Festival do Cogumelo da Parreira, realiza-se este ano de 4 a 6 de Março. O evento de dinamização e promoção territorial, com base num produto endógeno da charneca, o cogumelo é organizado em parceria pelo Município da Chamusca e pela União de Freguesias de Parreira e Chouto.

Como já é hábito, o certame conta com a realização de showcookings com a presença de chefs de cozinha de destaque: Gastão Reis (4 de março), concorrente Masterchef Portugal, Rodrigo Castelo (5 de março), chef do restaurante “O Balcão”, em Santarém, e Óscar Geadas (6 de março), rosto da estrela Michelin em Trás-os-Montes, no G Pousada.

A animação musical está garantida com o concerto de Toy (4 de março), Nena (5 de março) e de Rosinha (6 de março). A música promete continuar pela noite dentro, com a presença do DJ Pedro Galinha e de AfricanGroove, sexta-feira e sábado, respetivamente.  

O programa inclui ainda o workshop “Cultivo de Cogumelos” (5 março), a conferência “Cogumelos na Tradição e na Inovação” (6 de março), demonstrações e degustações de iguarias com cogumelos, passeio micológico (6 de março) até ao campo, expositores locais e nacionais, artesanato e espaço de restauração. Do programa faz parte, também, a realização do concurso “Caixa Mistério em Família 2022” (6 de março). O certame decorre no recinto de festas da Parreira. A entrada é livre.

O Festival do Cogumelo da Parreira foi criado há cinco anos e nasceu com o objetivo de promover um produto típico do concelho da Chamusca, que tem um peso relevante na economia local da freguesia da Parreira e localidades limítrofes.

Leia também...

Mação interpõe providência cautelar para ser incluído na distribuição dos apoios para zonas afectadas pelos incêndios de 2017

A câmara de Mação interpôs uma providência cautelar para impedir que os “50,6 milhões de euros de Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE)…

Ex-presidente da Associação de Defesa do Património de Santarém destaca potencial arqueológico em escombros de derrocada

O antigo presidente da Associação de Defesa do Património de Santarém, Vasco Serrano, considera necessária uma intervenção arqueológica no sítio onde colapsaram recentemente estruturas…

DGAV identifica “não conformidades” no maneio dos animais em exploração na Chamusca

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) identificou “não conformidades” no maneio dos animais e nas condições de higiene numa exploração da Intergados, localizada…

Município de Santarém apoia organização da 10ª edição do “Concurso Vinhos de Portugal” no CNEMA

No âmbito da estratégia de apoio aos produtores scalabitanos, o Executivo Municipal aprovou um financiamento no valor mil euros à ViniPortugal para a organização…