O cogumelo vai ser servido à mesa do Festival do Cogumelo da Parreira, no próximo fim- de-semana, no centro da charneca ribatejana da Chamusca. Este é um evento que junta gastronomia, petiscos, animação musical, cozinha ao vivo, passeios e workshops, exposição de produtores e de agentes económicos do sector.

A V edição do Festival do Cogumelo da Parreira, realiza-se este ano de 4 a 6 de Março. O evento de dinamização e promoção territorial, com base num produto endógeno da charneca, o cogumelo é organizado em parceria pelo Município da Chamusca e pela União de Freguesias de Parreira e Chouto.

Como já é hábito, o certame conta com a realização de showcookings com a presença de chefs de cozinha de destaque: Gastão Reis (4 de março), concorrente Masterchef Portugal, Rodrigo Castelo (5 de março), chef do restaurante “O Balcão”, em Santarém, e Óscar Geadas (6 de março), rosto da estrela Michelin em Trás-os-Montes, no G Pousada.

A animação musical está garantida com o concerto de Toy (4 de março), Nena (5 de março) e de Rosinha (6 de março). A música promete continuar pela noite dentro, com a presença do DJ Pedro Galinha e de AfricanGroove, sexta-feira e sábado, respetivamente.  

O programa inclui ainda o workshop “Cultivo de Cogumelos” (5 março), a conferência “Cogumelos na Tradição e na Inovação” (6 de março), demonstrações e degustações de iguarias com cogumelos, passeio micológico (6 de março) até ao campo, expositores locais e nacionais, artesanato e espaço de restauração. Do programa faz parte, também, a realização do concurso “Caixa Mistério em Família 2022” (6 de março). O certame decorre no recinto de festas da Parreira. A entrada é livre.

O Festival do Cogumelo da Parreira foi criado há cinco anos e nasceu com o objetivo de promover um produto típico do concelho da Chamusca, que tem um peso relevante na economia local da freguesia da Parreira e localidades limítrofes.

Leia também...

Anabela Freitas lidera Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém

Sucede no cargo a Miguel Borges, presidente da Câmara de Sardoal.
Foto de Arquivo

Incêndio em habitação no Casalinho

Um incêndio num anexo de uma habitação ao início da tarde desta…

Protesto de polícias mantém-se no distrito

Cerca de uma centena de polícias concentrou-se ontem em frente à Escola…

Oito pessoas vão investigar abusos sexuais na igreja e tentar destapar ponta do icebergue

Oito pessoas constituem, para já, a comissão que vai investigar décadas de…