Arranca hoje, dia 15, no Teatro Sá da Bandeira, a 17.ª Edição do Festival Internacional de Cinema de Santarém (FICS).

O FICS centra-se em filmes que exploram a relação entre o cinema e o território, com foco nas temáticas agrícolas, rurais e ambientais, decorrendo até 19 de Maio.

Teatro Sá da Bandeira, Casa do Brasil e outros locais em Santarém serão palco de “experiências cinematográficas únicas”, segundo a organização.

A Sessão de Abertura desta edição é simultaneamente a primeira sessão ‘EM FOCO’, onde será apresentada a pelúcula A FLOR DO BURITI de Renée Nader Messora e João Salaviza.

O FOCO desta edição é dedicado às lutas de resistência dos povos indígenas.

Os filmes seleccionados propõem um registo etnográfico sobre algumas das comunidades mais ameaçadas pela globalização e pelas alterações climáticas.

Viajamos através de comunidades remotas da Amazónia, Filipinas, Indonésia e Nepal, para darmos a conhecer os povos Krahô n´ A FLOR DO BURITI, Uitoto em YAROKAMENA, Huni Kuin em ESKAWATA KAIYAWAI (estreia nacional), Agusan Manobo em REFLECTION IN THE MARSH (estreia nacional), Mentawai em MENTAWAI – SOULS OF THE FOREST, e comunidades nepalesas no filme AVASHESH (estreia nacional) nas suas lutas pela manutenção dos territórios, preservação das suas tradições ancestrais, práticas agrícolas, vivências comunitárias e amor pela natureza.

A COMPETIÇÃO INTERNACIONAL deste ano traz-nos filmes actuais com diferentes poéticas, formas e durações. Obras que mapeiam o cinema contemporâneo, questionando-se a si mesmas e ao mundo que retratam.

Destaque para a estreia nacional dos filmes LUNATIC, LA DANSE DE LA GRUE, THAT IS THE SILENCE, AVASHESH e REJEITO; a estreia internacional dos filmes BECAUSE WE CAN e UGRA TALES, e a estreia mundial dos filmes THE URGE TO ESCAPE.SLOWLY e UN BLEU TRÈS SOMBRE.

A COMPETIÇÃO NACIONAL apresenta um panorama da diversidade, práticas e linguagens no cinema português.

Realce, igualmente, para a estreia nacional do filme INTERSEÇÃO ANIMAL, e das obras em competição simultânea pelo prémio de melhor filme regional: EM ANO DE SAFRA, INTERCEÇÃO ANIMAL, PRIMEIRA OBRA, ÁGUA MORNA e DEATH OF A MOUNTAIN.

O PANORAMA é uma secção não competitiva que propõe uma visão da produção cinematográfica contemporânea nacional e internacional, promovendo debates em torno da temática do festival.

Este ano, estão em debate três grandes temas, ao redor dos quais será articulada a programação: reflorestação, com os filmes RETURN OF THE MANGROVES, SILVESTRES (estreia mundial) e SANDFLIGHT (estreia nacional); recursos hídricos, com os filmes THE ISLAND (estreia nacional), THIS IS A STORY ABOUT WATER e LA CUENCA (estreia nacional) e organização em comunidade com os filmes UNITE FOR BISSAU e OUR AGROECOLOGY, OUR FUTURE.

Combinando uma sessão de cinema com um jantar, o FICS desafiou um Chef a criar um menu de degustação a partir de um filme. A sessão de CINEMA À MESA terá lugar no antigo Refeitório Jesuíta do Museu Diocesano de Santarém.

O filme seleccionado para esta sessão especial é CAPA DE HONRAS LA CUONTA DE L GAROTICO I L BIELHO, sobre a região de Trás-os-Montes.

SEMENTES E REBENTOS, o Projeto Educativo do FICS, irá decorrer ao longo das manhãs do Festival. Serão atividades para várias faixas etárias, dos 4 aos 18 anos, para famílias, para a comunidade de professores, educadores e profissionais do serviço educativo.

Este ano, o SEMENTES E REBENTOS estendem-se aos concelhos de Almeirim e Alpiarça, com sessões para a comunidade escolar nos dias 15, 16 e 17 de Maio. Em Santarém, e 15 a 17 de Maio teremos sessões para escolas, e nos dias 18 e 19 uma programação dedicada às famílias.

A programação desta edição é uma parceria com a MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa.

Leia também...

Câmara do Entroncamento aprova medidas de apoio a instituições, famílias e empresas

A Câmara do Entroncamento deliberou isentar, de Março a Junho, instituições e…

“Enquanto o Sol e a Lua existirem” Por Cândido Azevedo

Sabemos que gestos como “evangelização” ou “missionação” (transmissão da fé cristã em…

U. Santarém recebe Proença-a-Nova na 1.ª eliminatória da Taça de Portugal

U. Santarém recebe domingo, 10 de Setembro, pelas 15h00, no Campo Chã…

Temperaturas elevadas colocam distrito de Santarém sob aviso amarelo

O distrito de Santarém, está sob aviso amarelo entre as 12h00 de…