Arranca hoje, dia 15, no Teatro Sá da Bandeira, a 17.ª Edição do Festival Internacional de Cinema de Santarém (FICS).

O FICS centra-se em filmes que exploram a relação entre o cinema e o território, com foco nas temáticas agrícolas, rurais e ambientais, decorrendo até 19 de Maio.

Teatro Sá da Bandeira, Casa do Brasil e outros locais em Santarém serão palco de “experiências cinematográficas únicas”, segundo a organização.

A Sessão de Abertura desta edição é simultaneamente a primeira sessão ‘EM FOCO’, onde será apresentada a pelúcula A FLOR DO BURITI de Renée Nader Messora e João Salaviza.

O FOCO desta edição é dedicado às lutas de resistência dos povos indígenas.

Os filmes seleccionados propõem um registo etnográfico sobre algumas das comunidades mais ameaçadas pela globalização e pelas alterações climáticas.

Viajamos através de comunidades remotas da Amazónia, Filipinas, Indonésia e Nepal, para darmos a conhecer os povos Krahô n´ A FLOR DO BURITI, Uitoto em YAROKAMENA, Huni Kuin em ESKAWATA KAIYAWAI (estreia nacional), Agusan Manobo em REFLECTION IN THE MARSH (estreia nacional), Mentawai em MENTAWAI – SOULS OF THE FOREST, e comunidades nepalesas no filme AVASHESH (estreia nacional) nas suas lutas pela manutenção dos territórios, preservação das suas tradições ancestrais, práticas agrícolas, vivências comunitárias e amor pela natureza.

A COMPETIÇÃO INTERNACIONAL deste ano traz-nos filmes actuais com diferentes poéticas, formas e durações. Obras que mapeiam o cinema contemporâneo, questionando-se a si mesmas e ao mundo que retratam.

Destaque para a estreia nacional dos filmes LUNATIC, LA DANSE DE LA GRUE, THAT IS THE SILENCE, AVASHESH e REJEITO; a estreia internacional dos filmes BECAUSE WE CAN e UGRA TALES, e a estreia mundial dos filmes THE URGE TO ESCAPE.SLOWLY e UN BLEU TRÈS SOMBRE.

A COMPETIÇÃO NACIONAL apresenta um panorama da diversidade, práticas e linguagens no cinema português.

Realce, igualmente, para a estreia nacional do filme INTERSEÇÃO ANIMAL, e das obras em competição simultânea pelo prémio de melhor filme regional: EM ANO DE SAFRA, INTERCEÇÃO ANIMAL, PRIMEIRA OBRA, ÁGUA MORNA e DEATH OF A MOUNTAIN.

O PANORAMA é uma secção não competitiva que propõe uma visão da produção cinematográfica contemporânea nacional e internacional, promovendo debates em torno da temática do festival.

Este ano, estão em debate três grandes temas, ao redor dos quais será articulada a programação: reflorestação, com os filmes RETURN OF THE MANGROVES, SILVESTRES (estreia mundial) e SANDFLIGHT (estreia nacional); recursos hídricos, com os filmes THE ISLAND (estreia nacional), THIS IS A STORY ABOUT WATER e LA CUENCA (estreia nacional) e organização em comunidade com os filmes UNITE FOR BISSAU e OUR AGROECOLOGY, OUR FUTURE.

Combinando uma sessão de cinema com um jantar, o FICS desafiou um Chef a criar um menu de degustação a partir de um filme. A sessão de CINEMA À MESA terá lugar no antigo Refeitório Jesuíta do Museu Diocesano de Santarém.

O filme seleccionado para esta sessão especial é CAPA DE HONRAS LA CUONTA DE L GAROTICO I L BIELHO, sobre a região de Trás-os-Montes.

SEMENTES E REBENTOS, o Projeto Educativo do FICS, irá decorrer ao longo das manhãs do Festival. Serão atividades para várias faixas etárias, dos 4 aos 18 anos, para famílias, para a comunidade de professores, educadores e profissionais do serviço educativo.

Este ano, o SEMENTES E REBENTOS estendem-se aos concelhos de Almeirim e Alpiarça, com sessões para a comunidade escolar nos dias 15, 16 e 17 de Maio. Em Santarém, e 15 a 17 de Maio teremos sessões para escolas, e nos dias 18 e 19 uma programação dedicada às famílias.

A programação desta edição é uma parceria com a MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa.

Leia também...

Residência Artística de Santarém reflete sobre ‘O Futuro’

Está patente, até ao final deste mês, no Fórum Mário Viegas, a…

Mais de 50 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

Mais 50 concelhos dos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu,…

Projecto europeu destacou trabalho de duas alunas da Escola Secundária do Cartaxo

O Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo venceu duas das cinco…

“Quando trabalhamos com paixão e com o coração, conseguimos coisas maravilhosas”

Entrevista a Paulo Queimado, presidente da Câmara da Chamusca