A 17ª edição do FITIJ/FITAIJ – Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude realiza-se de 05 a 09 de Outubro em Santarém. Grupos artísticos de sete países da América do Sul e da Europa – Brasil, Chile, Espanha, França, Itália, Venezuela e Portugal – deixam a sua marca pelos palcos e pelos espaços não convencionais do concelho, incluindo as suas escolas.

Tendo como áreas artísticas o foco nas Artes de Rua e das Marionetas, o Festival deste ano continua a apostar em obras menos elaboradas tecnicamente, de modo a poderem ser apresentadas em espaços alternativos e mais simples (sobretudo nas diversas comunidades escolares), como forma de ainda aproveitar a abertura a outras alternativas que o efeito da pandemia veio possibilitar.

Na abertura, realce para a calçada em frente à Santa Casa da Misericórdia Santarém e, no encerramento, o Convento de S. Francisco, tendente à fruição deste monumento com a capacidade das emoções geradas pelas três diferentes propostas estéticas; e sem esquecer o espaço conquistado da Praceta Cónego Formigão (praceta amarela), em S. Domingos.

Os espectáculos, em sala convencional, também continuam a indicar uma forte apresentação de várias estéticas no âmbito das duas áreas focadas.

“Este ano quisemos assinalar o Centenário do Nascimento de José Saramago (16/11/1922 – 16/11/2022), ribatejano natural da Azinhaga, com a apresentação de um espectáculo baseado no seu Conto da Ilha Desconhecida”, refere Nelson Ferrão da organização do FITAIJ.

Para além desta programação, os artistas vão às Escolas com algumas delas a consolidar a sua ligação ao FITAIJ e outras a começar a aproveitar as possibilidades que o Festival permite, sobretudo junto de destinatários com acesso reduzido à oferta performativa do concelho.

“Aqui devemos deixar uma palavra de apreço aos corpos docentes das escolas participantes por acreditarem nesta oferta FITAIJ, ombreando o caminho para que aponta o PNA – Plano Nacional das Artes e a que o FITIJ Associação Cultural garante o seu contributo, ainda que de forma embrionária”, acrescenta Nelson Ferrão.

Continuam também outras colaborações na forma de divulgação desta oferta artística, através da linha de programação FITIJ’Além com a consolidação de parcerias com os Municípios de Almeirim (Fazendas) e da Chamusca, para além de outras como o Cartaxo (escola) e Leiria (Festival Acaso).

Mas além destas entidades e dos apoios da Câmara Municipal de Santarém, da Fundação Inatel e da União de Freguesias da Cidade de Santarém, as parcerias estendem-se também ao W Shopping – ajudando à apresentação da Exposição de Cartazes de todos os FITIJ/FITAIJ – Diversidades e à apresentação de Flash- Mobs no seu espaço.

Entidade parceira é também a Associação Remédios do Riso e o trabalho dos Doutores Palhaços que conceberam uma formação destinada aos profissionais que lidam com doentes, sobretudo com os mais jovens.

“Ainda uma palavra para o fundador do FITIJ, Carlos Oliveira (Chona) (17/8/48 – 21/05/21), para assinalar que ao perdermos o seu convívio, ficou uma lacuna difícil de preencher nesta organização, bem como em outras em que o Chona emprestava a sua experiência e sabedoria, inquietação e insatisfação com as nossas vidas!! Até sempre, Carlos….”, conclui Nelson Ferrão.

Leia também...

Concentração em Alcanena pede médicos de família e reabertura de extensões de saúde

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) promove hoje uma concentração em Alcanena (Santarém) em defesa da colocação de mais médicos…

Circulação entre concelhos volta a estar proibida entre hoje à noite e segunda-feira

A proibição de circulação entre concelhos volta a aplicar-se entre as 20h00 de hoje e as 05h00 de segunda-feira no território continental, com algumas…

Município cede terreno para projeto com insetos financiado pelo PRR

A Câmara de Santarém vai ceder um terreno na Zona de Desenvolvimento Económico de Pernes à Entogreen para a execução do projeto “InsectERA –…

Triunfadores de Sevilha

Terminada que está mais uma edição da Feira de Abril, de Sevilha, e já com a Feira de Santo Isidro, em Madrid, a decorrer,…