É precisamente no Halloween, dia 31 de Outubro, no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, que vai decorrer a grande final do concurso “A Abóbora Mais Terrorífica”, promovido pela Love Butternut, associação de produtores de abóbora, e destinado às escolas de Santarém.
As abóboras finalistas vão ser analisadas por um júri e aquela que for considerada a mais terrorífica, será eleita como a grande vencedora do concurso. O aluno que a decorou será premiado com um vale de oferta para a experiência Dormindo com Tubarões no Oceanário de Lisboa.
Para celebrar o Halloween sem desperdício alimentar, cerca de 70 crianças vão também pintar e decorar abóboras no certame gastronómico mais antigo do país, que acolhe esta iniciativa pelo segundo ano consecutivo. Mas porque a abóbora, mesmo depois de decorada, pode ser cozinhada, está agendado um showcooking a quatro mãos pelo Chef Rodrigo Castelo e a sua filha Mimi, que vão preparar biscoitos de abóbora terroríficos.
Valorizar este vegetal nacional, impulsionar o seu consumo e combater o desperdício alimentar são os objetivos da grande campanha promovida pela Love Butternut, que tem estado a decorrer nas últimas semanas e que já envolveu as grandes cadeias de distribuição e mais de 3 400 alunos, de 45 escolas do território nacional.
Recorde-se também que, até ao dia 6 de Novembro, as abóboras butternut estão à venda nos principais hipermercados e supermercados com uma etiqueta especial que desafia os consumidores mais pequenos a participarem no concurso “A abóbora mais terrorífica” através de casa. Basta ler o QR Code e enviar uma fotografia deste alimento decorado da forma mais assustadora possível. O prémio são quatro entradas para a Isla Mágica, em Sevilha.
PROGRAMA // DIA 31 DE OUTUBRO
11h00 – Atividade de decoração de Abóboras no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém
11h30 – Entrega do Prémio “A Abóbora Mais Terrorífica” para as escolas do concelho de Santarém
12h00 – Showcooking “Biscoitos de Abóbora”, com Rodrigo Castelo e Mimi Castelo