A 43ª edição de um dos principais eventos de gastronomia do país, volta este ano a Santarém com novidades. “Troféu Portugal” é o nome do concurso que coloca à prova oito cozinheiros, cada um de uma região específica do país, que terão como desafio privilegiar os produtos locais nas suas receitas. Entre 17 e 27 de Outubro, a gastronomia será rainha em Santarém.
A próxima edição do Festival Nacional de Gastronomia (FNG) de Santarém vai decorrer de 17 a 27 de Outubro. O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, durante o pré-lançamento da edição de 2024 do Festival, que decorreu durante o “Chefs on Fire”, no Jardim das Portas do Sol. O concurso “Troféu Portugal” será uma das grandes novidades deste ano, colocando à prova oito cozinheiros de diferentes regiões, que terão de utilizar nas suas receitas ingredientes das localidades que representam.
O mote da edição deste ano é “Tradição com sabor a futuro”, sobre o qual o autarca referiu que “vamos colocar a tradição gastronómica de mãos dadas com a modernidade. Somos a capital da gastronomia e o nosso festival é o mais antigo e transversal festival gastronómico do nosso País e tem tido a capacidade de modernizar-se e envolver as novas gerações”. Estarão presentes 12 restaurantes a servir o melhor da gastronomia portuguesa, de todas as regiões do país, incluindo Açores e Madeira.
João Teixeira Leite, lançou também a imagem do evento para este ano e divulgou que na apresentação oficial a realizar em Lisboa, no final de Setembro, serão apresentadas as restantes novidades.
Durante a apresentação do pré-lançamento do evento estiveram também o embaixador para a gastronomia de Santarém o chef Rodrigo Castelo e José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), tendo este último elogiado o dinamismo de Santarém na organização de eventos que atraem muitos visitantes ao Concelho, “Santarém está em grande forma, é fundamental continuar esta aposta na realização de eventos que gerem dinâmica, com destaque para a temática da gastronomia” referiu o presidente da (ERTAR).