A Fundação Francisco Manuel dos Santos e o Círculo de Leitores identificaram a criação do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, nos anos 80, como um acontecimento de destaque na segunda metade do século XX, no concelho e no País.

As entidades elaboraram uma cronologia da história de Portugal contemporâneo entre 1960 e 2018, que conta com 8 mil acontecimentos de destaque. Um completo e mais abrangente trabalho cronológico sobre Portugal Contemporâneo.

No ano em que Santarém celebra 40 anos do festival, o presidente da Viver Santarém, João Teixeira Leite, destaca que este é um importante reconhecimento que vem reforçar a valor imaterial deste evento e da estratégia definida pelo Município e pela empresa municipal.

“Trata-se de um importante evento nacional, a sua força e dinâmica justifica que Santarém viva ao longo do ano vários acontecimentos em torno da Gastronomia, é o que estamos a fazer e queremos dar a devida continuidade, somos a Capital da Gastronomia”, assinala o responsável.

Leia também...

Criartes 2025 celebra Artesanato e Design em Santarém

Santarém vai receber o Criartes 2025, entre os dias 16 e 18 de Maio, na Casa do Campino. Este evento pretende ser uma montra…

Rui Falcão de Campos com novo livro de poesia

O escritor escalabitano Rui Falcão de Campos acaba de lançar nos escaparates mais um livro de poesia. Com a chancela da Tágide Tinta, a…

Jessica Athayde apresenta “Bridezilla” no Centro Cultural Gil Vicente em Sardoal

A programação do Centro Cultural Gil Vicente para o ano de 2026, arranca com muita energia e boas gargalhadas, com o espetáculo “Bridezilla”, protagonizado…

Festas da Cidade de Almeirim até domingo nos Jardins da Biblioteca Municipal

As Festas da Cidade de Almeirim, que decorrem até ao próximo domingo, dia 24, nos Jardins da Biblioteca Municipal, tiveram o seu arranque no…