A Fundação Francisco Manuel dos Santos e o Círculo de Leitores identificaram a criação do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, nos anos 80, como um acontecimento de destaque na segunda metade do século XX, no concelho e no País.
As entidades elaboraram uma cronologia da história de Portugal contemporâneo entre 1960 e 2018, que conta com 8 mil acontecimentos de destaque. Um completo e mais abrangente trabalho cronológico sobre Portugal Contemporâneo.
No ano em que Santarém celebra 40 anos do festival, o presidente da Viver Santarém, João Teixeira Leite, destaca que este é um importante reconhecimento que vem reforçar a valor imaterial deste evento e da estratégia definida pelo Município e pela empresa municipal.
“Trata-se de um importante evento nacional, a sua força e dinâmica justifica que Santarém viva ao longo do ano vários acontecimentos em torno da Gastronomia, é o que estamos a fazer e queremos dar a devida continuidade, somos a Capital da Gastronomia”, assinala o responsável.