Após quatro anos de ausência devido à Covid-19, o Festival Internacional de Folclore, Cultura e Artes (FIFCA) está de volta ao Ribatejo de 21 a 25 de Abril, assentando arraiais em Coruche a 23 de Abril por altura do Festival Internacional de Balonismo, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Coruche, o FIFCA e o Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra.

O evento, que soma mais de cem voluntários e seiscentos intervenientes, caracterizando-se por apresentar manifestações etnográficas, culturais e artísticas de vários pontos do globo, traz o mundo a Coruche nesta edição, cuja abertura e o encerramento acontecem ambos em Almeirim, a 21 de Abril no Cineteatro de Almeirim e a 25 de Abril na Arena de Almeirim, respetivamente.

Confirmadas as presenças de três grupos de Portugal (Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra, de Coruche; Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique, de Constância, e Rancho Típico de Vila Nova de Cernache, do município de Coimbra), e de comitivas de países como Índia, Bulgária, Paraguai, Timor, Polónia ou Ucrânia, o FIFCA assume-se como muito mais do que um festival de folclore ou dança. O FIFCA é, na prática, um encontro de artes e culturas que se realiza em simultâneo em vários municípios parceiros que colaboram na organização local, proporcionando uma oportunidade única de dar a conhecer as tradições culturais de outros países, e fá-lo com compromisso social junto de lares, centros de dia, creches e escolas. Além das galas de abertura e encerramento em Almeirim, o programa prevê a realização das “Galas das Nações” em Alpiarça, Benavente e, claro, Coruche. As novidades serão reveladas atempadamente pela organização.

Leia também...

Chamusca recebe concerto “Casa Pia no Coração do Ribatejo”

O cineteatro da Chamusca recebe, no sábado, a Orquestra do Ensino Integrado de Música da Casa Pia, no primeiro concerto que os alunos que…

Alcanena Distinguida como Autarquia + Familiarmente Responsável

A Câmara Municipal de Alcanena foi distinguida, pelo quinto ano consecutivo, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), como Autarquia + Familiarmente Responsável, numa…

Acidentes com bicicletas aumentaram 20,4% em 2021 e mortes mais do que duplicaram

Os acidentes com bicicletas aumentaram 20,4% no ano passado em relação a 2020 e as mortes envolvendo ciclistas mais do que duplicaram, totalizando 23…

Incêndio em zona de mato em Ourém mobiliza quatro meios aéreos

 Um incêndio em zona de mato, em Pêras Ruivas, no concelho de Ourém, está a mobilizar quatro meios aéreos e mais de uma centena…