‘Filhos da Terra’ abrem “Torneiro Hostel” em Pernes

Centenas de pessoas participaram no passado domingo, dia 10 de Novembro, na inauguração do “Torneiro Hostel”, em Pernes, de José Abreu e Ana Luísa Oliveira – filhos e netos de torneiros e carpinteiros.

Vários autarcas, entre eles o presidente da Câmara, Ricardo Gonçalves, o presidente da Assembleia Municipal, e o presidente da Junta de Pernes, marcaram presença na inauguração do novo hostel que nos propõe uma “viajem no tempo” pelas memórias dos antepassados dos proprietários que relembram a forte tradição dos torneados que fizeram com que Pernes seja conhecida pela sua indústria da madeira e dos torneados.

A inauguração do “Torneiro Hostel” que para Ricardo Gonçalves “vai ser um marco na visitação turística do concelho de Santarém”, contou ainda com um Torneiro a trabalhar a madeira ao vivo e apontamentos musicais por ‘filhos da terra’, Pedro Santos Rosa e Sara Fernandes.

O “Torneiro Hostel”, situado na Rua da Misericórdia, é uma “Memória Viva dos Torneados de Madeira” e das tradições desta Terra e da sua história. Este Hostel dispõe de 2 quartos de casal com casa de banho privativa, 4 quartos partilhados, compostos por 11 beliches e 1 cama de solteiro, com casa de banho partilhada. Os quartos estão cuidadosamente decorados, de acordo com o tema: Rolo da Massa, Recortilha, Almofariz, Quebra-nozes, Pião e Mona.

Este Alojamento Local dispõe de 1 Sala de Estar onde pode observar o Torno de Madeira – ofício outrora marcante em Pernes, vitrines com ferramentas onde pode ver a goiva, o formão, o ferro de chanfrar o ferro de ponta ou aprender como se fazia um pião ou uma bailarota.

O pequeno almoço pode ser servido no Café Abreu ou na cozinha do Hostel, partilhada. Este Hostel tem também 1 Sala de Fitness e Pilates, pode ainda fazer uma massagem terapêutica (disponível mediante marcação prévia) e Wi-Fi grátis.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS