A anteceder a abertura das ruas populares ornamentadas na cidade de Tomar para a Festa dos Tabuleiros teve lugar o lançamento de um livro fundamental para a preservação dessa tradição e da própria feitura dos tabuleiros. 

“A Magia das Mãos e do Papel nas Flores dos Tabuleiros”, de José Joaquim Ferreira Marques, é um documento imprescindível, mas também um verdadeiro manual para uso de quem se queira dedicar à confecção de flores de papel, e muito especialmente em ambiente escolar.

A apresentação foi feita no Moinho da Ordem, com as intervenções da presidente da Câmara, Anabela Freitas, que enfatizou a importância desta obra no panorama da Festa; de Nuno Fonseca, que fez uma resenha biográfica do autor e do seu laborioso trabalho de recolha etnográfica; e de André Camponês, do Gabinete de Museologia do Município, que procedeu a um enquadramento histórico da utilização das flores na Festa.

Por fim, o autor falou do livro e do processo que conduziu à sua realização, que contou com a colaboração de um conjunto das muitas mãos que ao longo dos anos têm feito a Festa.

Na Casa dos Cubos decorreu ainda o lançamento de “A Festa, o Saber e o Gesto”, obra coordenada pelo Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, que reúne um conjunto de imagens históricas e contemporâneas da Festa dos Tabuleiros. Ambos os títulos encontram-se disponíveis para aquisição no Posto de Turismo de Tomar.  

Leia também...

Alcanena quer aliar criatividade, inovação e investigação na Fábrica da Cultura de Minde

A Câmara de Alcanena apresentou o projeto para a Fábrica da Cultura…

Salvador Sobral une-se a Festival Solidário de Música em Santarém

O Teatro Sá da Bandeira de Santarém voltou a abrir as suas…
Foto de arquivo

Materiais Diversos convida jovens e artistas de Santarém para projecto colaborativo

A associação cultural Materiais Diversos abriu candidaturas para jovens e artistas dos distritos…

Dança contemporânea emociona Rio Maior

Lezíria Imaterial, a linha de programação artística em execução nos municípios da…