A anteceder a abertura das ruas populares ornamentadas na cidade de Tomar para a Festa dos Tabuleiros teve lugar o lançamento de um livro fundamental para a preservação dessa tradição e da própria feitura dos tabuleiros. 

“A Magia das Mãos e do Papel nas Flores dos Tabuleiros”, de José Joaquim Ferreira Marques, é um documento imprescindível, mas também um verdadeiro manual para uso de quem se queira dedicar à confecção de flores de papel, e muito especialmente em ambiente escolar.

A apresentação foi feita no Moinho da Ordem, com as intervenções da presidente da Câmara, Anabela Freitas, que enfatizou a importância desta obra no panorama da Festa; de Nuno Fonseca, que fez uma resenha biográfica do autor e do seu laborioso trabalho de recolha etnográfica; e de André Camponês, do Gabinete de Museologia do Município, que procedeu a um enquadramento histórico da utilização das flores na Festa.

Por fim, o autor falou do livro e do processo que conduziu à sua realização, que contou com a colaboração de um conjunto das muitas mãos que ao longo dos anos têm feito a Festa.

Na Casa dos Cubos decorreu ainda o lançamento de “A Festa, o Saber e o Gesto”, obra coordenada pelo Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, que reúne um conjunto de imagens históricas e contemporâneas da Festa dos Tabuleiros. Ambos os títulos encontram-se disponíveis para aquisição no Posto de Turismo de Tomar.  

Leia também...

Conservatório de Música de Santarém: Uma casa de afectos

O Conservatório de Música de Santarém (CMS) é uma cooperativa sem fins lucrativos que foi fundada em Maio de 1985 por um grupo de…

Associação quer tornar Coruche na Capital Internacional do Cavalo Luso-Árabe

A Associação do Cavalo de Raça Luso-Árabe (ACRLA) propôs ao Município de Coruche um conjunto de iniciativas para nomear a Vila como a Capital…

Biblioteca da Chamusca tem novo portal na internet

A Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, na Chamusca, tem presença renovada na internet, através de um novo portal onde de uma forma simples…

‘Festival Vapor’ está de volta ao Museu Nacional Ferroviário

O Steampunk volta ao Entroncamento nos dias 27, 28 e 29 de Setembro, no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento. O museu é o palco…