Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

O incêndio no concelho de Mação estava sem frentes activas às 23h45 de segunda-feira, com a situação no terreno a decorrer “relativamente calma”, disse à Lusa o vice-presidente da câmara e responsável pela Proteção Civil, António Louro.

“Há pequenas ocorrências nos limites do incêndio, mas a noite é sempre um momento mais calmo e não há nenhuma frente activa”, embora o incêndio, com 55 quilómetros de perímetro, não esteja ainda controlado, explicou a mesma fonte.

O incêndio, que deflagrou no sábado em Vila de Rei (Castelo Branco), alastrou ao concelho de Mação e, segundo dados da página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 23h55 de segunda-feira mobilizava 1.070 operacionais apoiados por 345 veículos.

Contactado pela agência Lusa, o vice-presidente da autarquia de Vila de Rei, Paulo César, explicou que os meios de combate às 23h45 permaneciam no local por prevenção, uma vez que o incêndio neste município estava em fase de rescaldo desde o início da noite.

No entanto, Paulo César não confirma o número de operacionais indicados pela ANEPC. “Se há esse número de efectivos não sei. Sei que não havia bombeiros em algumas aldeias”, disse.

No ‘briefing’ às 20h00 de segunda-feira na Sertã, distrito de Castelo Branco, o comandante operacional do Agrupamento Centro Norte, Pedro Nunes, declarou aos jornalistas que para esta noite a Proteção Civil estava a redefinir a sua estratégia, recorrendo ao uso de máquinas de rasto e ao ataque directo às chamas.

O comandante operacional confirmou também a chegada de quatro pelotões de militares das Forças Armadas ao terreno, sendo que dois ficaram instalados em Vila de Rei e os outros dois em Mação.

Leia também...

Automóvel consumido pelas chamas em Samora Correia

Um veículo ligeiro de passageiros foi totalmente consumido pelas chamas na manhã desta segunda-feira, 8 de Junho, em Samora Correia. Segundo a Proteção Civil,…

Despiste de motocross provoca um ferido grave na Póvoa da Isenta

Um homem ficou ferido com gravidade na tarde desta quarta-feira, 3 de Junho, na sequência de um despiste de um motociclo na freguesia de…

Incendiário detido em flagrante delito pela GNR em Rio Maior

Um homem, de 45 anos de idade, foi detido em flagrante delito pela GNR, no dia 25 de Agosto, por incêndio florestal no concelho…

Detido por tráfico de estupefacientes

Militares da GNR de Torres Novas, detiveram ontem, dia 21 de Setembro, um homem, de 26 anos, por tráfico de estupefacientes, na localidade de…