O Festival do Órgão de Santarém regressa às sete igrejas da cidade que possuem o instrumento, entre 19 e 27 de Novembro para a sua quarta edição, que tem como objectivo abraçar todas as artes à volta da música, numa tentativa de mostrar ao público que os órgãos, e os organistas, não tocam só música litúrgica.

“O objectivo desta edição é dar a conhecer o instrumento às pessoas e enaltecer a sua nobreza”, referiu Ricardo Toste, organista residente do festival, durante a sessão de apresentação, que se decorreu na tarde de quinta-feira, no Museu Diocesano de Santarém. O festival conta ainda com a direcção artística do maestro Rui Paulo Teixeira, que considera o festival único em Portugal, e “provavelmente no mundo”.

A iniciativa é uma parceria entre a diocese de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia, proprietárias dos instrumentos instalados nas igrejas, com a autarquia e nesta quarta edição vai integrar dança, cinema, escultura, gastronomia e literatura, com vários concertos, workshops e conversas. As entradas nos espetáculos são gratuitas. Algumas das iniciativas do programa estarão sujeitas a inscrição prévia. O programa completo pode ser visitado através da página: FÓS-Música – Santarém Cultura (santaremcultura.pt)

Pode ler a notícia desenvolvida na edição impressa de 18 de Novembro do Correio do Ribatejo.

Leia também...

Pomonas Camonianas prestam homenagem a Camões e à sua ligação a Constância

A Câmara Municipal de Constância promove nos dias 09 e 10 de…

Chamusca apresenta a Primeira Gala PIEF

A Chamusca vai receber, amanhã, dia 14 de Maio, a primeira gala…

FUGA apresenta nova música ‘Momento’, sobre a pandemia da covid-19

André Prista e Isaac Pimenta da Banda Fuga estreou recentemente o novo…

Biblioteca móvel de Coruche inicia roteiro pelas freguesias

A Biblioteca Municipal móvel “Coruja do Saber” vai dar início a partir…