O Festival do Órgão de Santarém regressa às sete igrejas da cidade que possuem o instrumento, entre 19 e 27 de Novembro para a sua quarta edição, que tem como objectivo abraçar todas as artes à volta da música, numa tentativa de mostrar ao público que os órgãos, e os organistas, não tocam só música litúrgica.

“O objectivo desta edição é dar a conhecer o instrumento às pessoas e enaltecer a sua nobreza”, referiu Ricardo Toste, organista residente do festival, durante a sessão de apresentação, que se decorreu na tarde de quinta-feira, no Museu Diocesano de Santarém. O festival conta ainda com a direcção artística do maestro Rui Paulo Teixeira, que considera o festival único em Portugal, e “provavelmente no mundo”.

A iniciativa é uma parceria entre a diocese de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia, proprietárias dos instrumentos instalados nas igrejas, com a autarquia e nesta quarta edição vai integrar dança, cinema, escultura, gastronomia e literatura, com vários concertos, workshops e conversas. As entradas nos espetáculos são gratuitas. Algumas das iniciativas do programa estarão sujeitas a inscrição prévia. O programa completo pode ser visitado através da página: FÓS-Música – Santarém Cultura (santaremcultura.pt)

Pode ler a notícia desenvolvida na edição impressa de 18 de Novembro do Correio do Ribatejo.

Leia também...

Bordados da Glória do Ribatejo candidatos a Património Cultural Imaterial Nacional

A inscrição dos bordados da Glória do Ribatejo, no concelho de Salvaterra…

Tertúlia Festa Brava organiza colóquio sobre tauromaquia

A Tertúlia Festa Brava, sediada em Azambuja, vai realizar no próximo dia…

VÍDEO | Grupo FIFCA lança documentário sobre participação em festival russo

O Grupo de Danças Folclóricas FIFCA, representou, em Novembro de 2019, Portugal…

Filme sobre Salgueiro Maia com estreia agendada para 14 de abril

O filme “Salgueiro Maia – O implicado”, do realizador Sérgio Graciano, sobre…