O Festival do Órgão de Santarém regressa às sete igrejas da cidade que possuem o instrumento, entre 19 e 27 de Novembro para a sua quarta edição, que tem como objectivo abraçar todas as artes à volta da música, numa tentativa de mostrar ao público que os órgãos, e os organistas, não tocam só música litúrgica.

“O objectivo desta edição é dar a conhecer o instrumento às pessoas e enaltecer a sua nobreza”, referiu Ricardo Toste, organista residente do festival, durante a sessão de apresentação, que se decorreu na tarde de quinta-feira, no Museu Diocesano de Santarém. O festival conta ainda com a direcção artística do maestro Rui Paulo Teixeira, que considera o festival único em Portugal, e “provavelmente no mundo”.

A iniciativa é uma parceria entre a diocese de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia, proprietárias dos instrumentos instalados nas igrejas, com a autarquia e nesta quarta edição vai integrar dança, cinema, escultura, gastronomia e literatura, com vários concertos, workshops e conversas. As entradas nos espetáculos são gratuitas. Algumas das iniciativas do programa estarão sujeitas a inscrição prévia. O programa completo pode ser visitado através da página: FÓS-Música – Santarém Cultura (santaremcultura.pt)

Pode ler a notícia desenvolvida na edição impressa de 18 de Novembro do Correio do Ribatejo.

Leia também...

Livro “Mãe, fala para o ouvido bom…” apresentado no Dia Internacional da Mulher

O livro “Mãe, fala para o ouvido bom…” da autoria de Susana Branco, foi apresentado a 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, na…

Fabiana Patrício é a candidata de Rio Maior a Rainha das Vindimas

Fabiana Patrício foi a jovem escolhida pelo município de Rio Maior para o Concurso Nacional Rainha das Vindimas, evento promovido pela Associação de Municípios…

Câmara do Cartaxo assegura cumprimento das normas na corrida de touros e noite de fados

A Câmara Municipal do Cartaxo promoveu uma reunião de trabalho com autoridade de saúde pública para avaliar as condições de realização de um espectáculo…

Bienal de Coruche leva arte ao Bairro Novo inspirada na sua toponímia

A Bienal de Artes de Coruche começa no sábado, mostra, até 13 de Outubro, obras inspiradas na toponímia do Bairro Novo e oferece uma…