Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, também conhecido como Marquês de Sá da Bandeira, foi homenageado esta quarta-feira, 6 de Janeiro, no dia em que se assinalam 145 anos sobre a sua morte.

A homenagem, organizada pela Academia Militar em associação com a Câmara Municipal de Santarém (CMS), iniciou com a deposição de uma coroa de flores junto à estátua do Marquês, na Praça de Sá da Bandeira (Largo do Seminário), seguida de uma “alocução evocativa da personalidade, vida e obra do militar Marquês de Sá da Bandeira, também fundador da Escola do Exército, antecessora da Academia Militar”.

A cerimónia de homenagem ao militar escalabitano terminou no Cemitério Municipal de Santarém, onde também foi depositava uma coroa de flores no túmulo do Marquês de Sá da Bandeira.

As cerimónias contaram com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Luís Morgado Baptista, Major-General Comandante da Academia Militar, Inês Barroso, Cristina Casanova Martins, vereadoras da CMS, para além dos representantes da Academia Militar e da Guarda Nacional Republicana, tal como Pedro Sá Nogueira, familiar de Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo.

Leia também...

Grupo Académico representa o folclore português em França

O Grupo Académico de Danças Ribatejanas, que integrará nesta digressão alguns componentes…

FOS 2022 quer abraçar todas as artes à volta da música

O Festival do Órgão de Santarém regressa às sete igrejas da cidade…

Festival da Sopa da Pedra em Almeirim adiado para 2021

A Confraria Gastronómica de Almeirim e a Câmara Municipal de Almeirim decidiram…

Abertura do Núcleo Rural de Coruche – Centro de artes, ofícios e saberes tradicionais

Decorreu no passado dia 19 de Maio, integrado nas comemorações da Noite…