Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, também conhecido como Marquês de Sá da Bandeira, foi homenageado esta quarta-feira, 6 de Janeiro, no dia em que se assinalam 145 anos sobre a sua morte.
A homenagem, organizada pela Academia Militar em associação com a Câmara Municipal de Santarém (CMS), iniciou com a deposição de uma coroa de flores junto à estátua do Marquês, na Praça de Sá da Bandeira (Largo do Seminário), seguida de uma “alocução evocativa da personalidade, vida e obra do militar Marquês de Sá da Bandeira, também fundador da Escola do Exército, antecessora da Academia Militar”.
A cerimónia de homenagem ao militar escalabitano terminou no Cemitério Municipal de Santarém, onde também foi depositava uma coroa de flores no túmulo do Marquês de Sá da Bandeira.
As cerimónias contaram com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Luís Morgado Baptista, Major-General Comandante da Academia Militar, Inês Barroso, Cristina Casanova Martins, vereadoras da CMS, para além dos representantes da Academia Militar e da Guarda Nacional Republicana, tal como Pedro Sá Nogueira, familiar de Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo.