A Freguesia de Moçarria assinalou os seus 100 anos de história, na passada quarta-feira, dia 12 de Julho, tornando-se assim, uma freguesia centenária. As celebrações decorreram ao longo da tarde e noite, culminando num ambiente de reconhecimento, honra e tradição.
Um dia histórico e de união, onde João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, destacou a “vontade dos fregueses de fazerem tanto pela freguesia, a entrega, o trabalho e tudo o que têm reinventado, todo o esforço depositado ao longo de todo este tempo nesta freguesia. Temos o reflexo do apreço e do gosto que fazem parte da Moçarria” . Mencionou a evolução da freguesia, referindo que “sabemos que nem sempre foi fácil, nem sempre foi assim, por isso é de facto, com muito orgulho que hoje vemos e reconhecemos o trabalho de todos vós aqui, nunca desistiram, está à vista de todos, e por isso, Parabéns”, congratulou.
Foi com o elevar das três bandeiras – Freguesia de Moçarria, Município de Santarém e Portugal – que se iniciaram os festejos do centénio, no seio da freguesia. O gesto foi desencadeado por João Teixeira Leite, Dário dos Santos, presidente da Junta de Freguesia de Moçarria, assim como pelo Padre Nuno Pena, responsável pelas Paróquias de Moçarria, Várzea e Abitureiras. Um momento acompanhado e embelezado pela Banda Filarmónica do Xartinho.