A Fundação José Saramago realiza, no sábado, uma visita à Reserva Natural do Paul do Boquilobo, convidando a percorrer os trilhos e observar a fauna e flora, num lugar que “transporta à infância” do escritor.

Citando a referência feita por Saramago ao Paul do Boquilobo em “As Pequenas Memórias” – “[…] um lago, um pântano, uma alverca que o criador das paisagens se tinha esquecido de levar para o paraíso” -, a fundação recorda que esta foi a primeira área natural em Portugal a receber a classificação de Reserva da Biosfera.

A Reserva Natural do Paul do Boquilobo possui “uma grande diversidade de fauna e flora características de zonas húmidas, com identificação de 288 espécies de animais e 317 de plantas, com destaque para as aves, que por terem na área da reserva seus locais de invernada, nidificação ou acasalamento foram o principal motivo para a criação desta área protegida”, refere o texto Reservas da Biosfera, citado na nota.

De inscrição obrigatória, o passeio, gratuito, tem uma duração prevista de três horas, estando o encontro marcado para as 09:30 no Centro de Interpretação da Reserva Natural do Paul do Boquilobo.

Leia também...

Festas populares do Porto Alto com segurança reforçada

As festas populares do Porto Alto, no concelho de Benavente, que se realizam a partir de sexta-feira e até terça-feira dia 19, vão ter…

APPACDM celebra 52 anos com muitas actividades

No âmbito do 52º Aniversário da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Santarém (APPACDM), realizou-se na manhã de…

Exterior dos edifícios Paços do Concelho e Torre das Cabaças em obras

As obras de requalificação do exterior dos edifícios dos Paços do Concelho e da Torre das Cabaças já iniciaram. O Executivo Municipal aprovou na…

Reitor de Fátima alerta para riscos de manipulação em tempos de “verdades paralelas”

O reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, alertou hoje para o “risco de manipulação”, em tempos marcados por “‘fake news’ e verdades paralelas”.…