A Fundação José Saramago realiza, no sábado, uma visita à Reserva Natural do Paul do Boquilobo, convidando a percorrer os trilhos e observar a fauna e flora, num lugar que “transporta à infância” do escritor.

Citando a referência feita por Saramago ao Paul do Boquilobo em “As Pequenas Memórias” – “[…] um lago, um pântano, uma alverca que o criador das paisagens se tinha esquecido de levar para o paraíso” -, a fundação recorda que esta foi a primeira área natural em Portugal a receber a classificação de Reserva da Biosfera.

A Reserva Natural do Paul do Boquilobo possui “uma grande diversidade de fauna e flora características de zonas húmidas, com identificação de 288 espécies de animais e 317 de plantas, com destaque para as aves, que por terem na área da reserva seus locais de invernada, nidificação ou acasalamento foram o principal motivo para a criação desta área protegida”, refere o texto Reservas da Biosfera, citado na nota.

De inscrição obrigatória, o passeio, gratuito, tem uma duração prevista de três horas, estando o encontro marcado para as 09:30 no Centro de Interpretação da Reserva Natural do Paul do Boquilobo.

Leia também...

Cartaxo celebra Dia Internacional dos Museus com exposição temporária sobre a Bicicleta

A Câmara Municipal do Cartaxo escolheu um objecto icónico para assinalar o Dia Internacional dos Museus. O Museu Rural e do Vinho do Concelho…

Debates autárquicos somam quase 140 mil visualizações e hoje é a vez de Alpiarça

O ciclo de debates autárquicos promovido pelos jornais Correio do Ribatejo, O Almeirinense e Rede Regional, em parceria com as rádios RCA Ribatejo (104.0…

Exército abre processo de averiguações após morte de militar em Abrantes

O Exército abriu hoje um processo interno para averiguar as “causas e circunstâncias” da morte de um militar de 24 anos, no Regimento de Apoio…

Homem detido em Almeirim por não cumprir prisão domiciliária

A GNR anunciou a detenção de um homem de 41 anos no concelho de Almeirim por incumprimento da medida de coação de prisão domiciliária.…