O Comando da Guarda Nacional Republicana de Santarém lançou recentemente um alerta à população na sequência do crescente número de burlas por falsos funcionários de organismos do estado, bancos, correios, EDP ou profissionais relacionados com saúde ou com a segurança.

Numa nota publicada, a GNR esclarece que este tipo de burlas é feita através de “contacto pessoal, em que os suspeitos tentam ganhar a confiança das vítimas, normalmente idosos, mostrando-se preocupados com estas, fazendo-se passar por funcionários de instituições”.

A Guarda alerta que conseguida a aproximação, os burlões apresentam “vários tipos de histórias que levam as vítimas a acreditar nas mesmas”. A GNR deu como exemplos: notas vão acabar ou sair de circulação; descontos na medicação; aumento de reformas; doenças e “mau-olhado” prometendo cura através da bênção de ouro e outros bens e encomendas de familiares para levantar;

A GNR esclarece que este tipo de abordagens e histórias são “uma forma de os burlões ganharem a confiança das vítimas levando-as a entregar bens, dinheiro, entre outros”.

Perante estas situações, a Guarda aconselha a população a não deixar entrar nas habitações pessoas suspeitas ou desconhecidas, sem ter a certeza de quem são e ter sempre à mão ou gravados no telefone/telemóvel os contactos de alguém de confiança e principalmente os da força policial da zona de residência.

A GNR pede ainda ajuda para passar a mensagem aos pais, avós, vizinhos, entre outros.



Leia também...

Câmara de Almeirim rejeita maioria das competências

O município de Almeirim apenas vai aceitar competências nas áreas dos jogos e dos edifícios públicos sem utilização, rejeitando, para já, todas as outras…

Tomar investe cerca de 7 ME na requalificação de duas escolas

A Câmara de Tomar vai investir cerca de 7 milhões de euros (ME) na requalificação do Jardim Escola Raul Lopes e da Escola Básica…

Mais de 20 ocorrências registadas entre as 00:00 e as 07:00 devido ao mau tempo

 A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)l registou, entre as 00:00 e as 07:00 de hoje, 22 ocorrências devido ao mau tempo,…

Presidente da República lamenta morte de militar paraquedista que deixa “saudade inesquecível”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte de uma militar paraquedista ocorrida hoje no concelho da Chamusca, considerando que a…