O Comando da Guarda Nacional Republicana de Santarém lançou recentemente um alerta à população na sequência do crescente número de burlas por falsos funcionários de organismos do estado, bancos, correios, EDP ou profissionais relacionados com saúde ou com a segurança.

Numa nota publicada, a GNR esclarece que este tipo de burlas é feita através de “contacto pessoal, em que os suspeitos tentam ganhar a confiança das vítimas, normalmente idosos, mostrando-se preocupados com estas, fazendo-se passar por funcionários de instituições”.

A Guarda alerta que conseguida a aproximação, os burlões apresentam “vários tipos de histórias que levam as vítimas a acreditar nas mesmas”. A GNR deu como exemplos: notas vão acabar ou sair de circulação; descontos na medicação; aumento de reformas; doenças e “mau-olhado” prometendo cura através da bênção de ouro e outros bens e encomendas de familiares para levantar;

A GNR esclarece que este tipo de abordagens e histórias são “uma forma de os burlões ganharem a confiança das vítimas levando-as a entregar bens, dinheiro, entre outros”.

Perante estas situações, a Guarda aconselha a população a não deixar entrar nas habitações pessoas suspeitas ou desconhecidas, sem ter a certeza de quem são e ter sempre à mão ou gravados no telefone/telemóvel os contactos de alguém de confiança e principalmente os da força policial da zona de residência.

A GNR pede ainda ajuda para passar a mensagem aos pais, avós, vizinhos, entre outros.



Leia também...

Vizinhos, Ivo Lucas e Banda da Carregueira animam “Arraial de Verão do Arripiado”

A partir de hoje, 14 de agosto, e até 17 de agosto, a aldeia ribeirinha do Arripiado, no concelho da Chamusca, será palco de mais uma edição…

Autoridade de Segurança Alimentar apreende quase sete mil litros de vinho

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje a apreensão de 6.950 litros de vinho, avaliados em mais de cinco mil euros,…

CDU critica Câmara Municipal de Santarém pela realização do Desfile de Carnaval sob condições meteorológicas adversas

A Coligação Democrática Unitária (CDU) do concelho de Santarém manifestou-se contra a decisão da Câmara Municipal de Santarém de manter o Carnaval Infantil, realizado…

Município de Ourém garante incentivos para fixar médicos na região

O Município de Ourém aprovou a proposta de um regulamento para atribuir incentivos para a fixação de médicos de medicina geral e familiar naquele…