Foto: Guarda Nacional Republicana

A Guarda Nacional Republicana de Coruche apreendeu dez redes de pesca, utilizadas na apanha ilegal de meixão no concelho de Salvaterra de Magos na quarta-feira, 21 de Dezembro.

A apreensão decorreu no âmbito de uma operação de combate à pesca ilegal da espécie no Rio Tejo, levada a cabo por elementos da Equipa de Protecção Florestal. Os militares retiraram do leito do Tejo as dez redes e quatro ferros utilizados como âncoras para segurar as redes e os espécimes nelas contidos, segundo revela a GNR em comunicado. O meixão contido nas redes encontrava-se em “boas condições de sobrevivência” e foi restituído ao seu habitat natural.

A operação contou com o apoio do Núcleo Especial de Operações Subaquáticas da Unidade de Emergência Protecção e Socorro da GNR.

Foto: Gnr – espécies capturadas nas redes apreendidas foram devolvidas ao seu habitat natural

Em comunicado a GNR explica que as redes utilizadas para a captura do meixão têm um diâmetro muito inferior ao permitido por lei nas redes de pesca profissional, o que impacta a restante fauna fluvial. As redes afectam ainda “a segurança da navegação na massa de água onde estão colocadas”.

O meixão é uma espécie que se encontra com o estatuto de conservação “Criticamente em Perigo” de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza. A pesca é considerado um dos principais factores de ameaça para a espécie e é proibida em todas as bacias hidrogáficas nacionais, com excepção da bacia hidrográfica do rio Minho.

Leia também...

Julgamento do Coruchense com sentença marcada para 11 de Outubro

O Tribunal de Coruche comunicou uma alteração no processo em que o…

Município de Almeirim ajuda população a actualizar dados para facilitar vacinação

A Câmara de Almeirim iniciou uma campanha para facilitar a actualização dos…

Chuva “é uma bênção” para pastagens no Ribatejo mas insuficiente para os agricultores

As chuvas dos últimos dias são uma bênção para as pastagens e…

Wanda Mendo assume provedoria da Santa Casa de Alcanede

A tomada de posse dos novos corpos sociais da Santa Casa da…