Foto: Guarda Nacional Republicana

A Guarda Nacional Republicana de Coruche apreendeu dez redes de pesca, utilizadas na apanha ilegal de meixão no concelho de Salvaterra de Magos na quarta-feira, 21 de Dezembro.

A apreensão decorreu no âmbito de uma operação de combate à pesca ilegal da espécie no Rio Tejo, levada a cabo por elementos da Equipa de Protecção Florestal. Os militares retiraram do leito do Tejo as dez redes e quatro ferros utilizados como âncoras para segurar as redes e os espécimes nelas contidos, segundo revela a GNR em comunicado. O meixão contido nas redes encontrava-se em “boas condições de sobrevivência” e foi restituído ao seu habitat natural.

A operação contou com o apoio do Núcleo Especial de Operações Subaquáticas da Unidade de Emergência Protecção e Socorro da GNR.

Foto: Gnr – espécies capturadas nas redes apreendidas foram devolvidas ao seu habitat natural

Em comunicado a GNR explica que as redes utilizadas para a captura do meixão têm um diâmetro muito inferior ao permitido por lei nas redes de pesca profissional, o que impacta a restante fauna fluvial. As redes afectam ainda “a segurança da navegação na massa de água onde estão colocadas”.

O meixão é uma espécie que se encontra com o estatuto de conservação “Criticamente em Perigo” de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza. A pesca é considerado um dos principais factores de ameaça para a espécie e é proibida em todas as bacias hidrogáficas nacionais, com excepção da bacia hidrográfica do rio Minho.

Leia também...

‘Caixa Aberta’ chega às IPSS´s da Chamusca

O município da Chamusca vai levar a todos os Centro de Dia, Centro de Acolhimento e Centro de Apoio Social o projecto CAIXA ABERTA,…

PJ detém sexagenário por abuso sexual de menores em Almeirim

Já tinha sido condenado, por duas vezes, pela prática de crimes de abuso sexual de crianças e por pornografia de menores.

Governo proibe uso de fogo e maquinaria agrícola devido ao risco de incêndio

O Ministério da Agricultura proibiu hoje, e até terça-feira, o uso de fogo e de maquinaria agrícola e florestal nos concelhos do interior Norte,…

Tancos: Advogado de autor do furto admite novo julgamento sobre o caso

O advogado do autor confesso do furto aos paióis do Exército em Tancos admitiu hoje a possibilidade de um novo julgamento sobre o caso,…