A GNR de Santarém, através da sua estrutura de Protecção da Natureza e Ambiente, realizou, no dia 18 de Dezembro de 2018, nos concelhos do Cartaxo e Salvaterra de Magos, uma operação de fiscalização e combate à pesca ilegal de Meixão, no rio Tejo.

Durante a operação, e segundo fonte da GNR, foram elaborados dois processos-crime por captura ilegal de meixão e apreendido diverso material relacionado com a actividade, nomeadamente oito âncoras, quatro redes com cerca de 80 a 100 metros cada e várias bóias de sinalização.

Foram ainda apreendidas cerca de 430 gramas de meixão, correspondente a mais de dois mil espécimes. O meixão, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.

O meixão é uma espécie protegida que consiste na fase larvar da Enguia, que tem vindo ao longo dos anos a sofrer um decréscimo acentuado da sua produção natural, caminhando para a extinção caso a sua captura ilegal não seja travada. Os pescadores que se dedicam a esta prática punida criminalmente, além de cometerem um sério atentado contra a natureza, colocam em risco a normal circulação fluvial, pois as redes que colocam desornamente ao longo do rio, poderão provocar sérios acidentes.

Esta Operação contou com o reforço da Unidade de Intervenção da GNR, através do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro.

Leia também...

Crimes de violência doméstica subiram 48% em 2019 na área do Comando Distrital da PSP

Os crimes de violência doméstica nas cidades sob abrangência da Polícia de Segurança Pública de Santarém subiram 48% em 2019, comparativamente com os dados…

PSP apreende armas a suspeito de violência doméstica

A Polícia de Segurança Pública deteve um homem, de 48 anos de idade, suspeito um inquérito de violência doméstica, no passado dia 16 de…

Achados na Lapa do Picareiro revelam que humanos modernos chegaram mais cedo à zona mais ocidental da Europa

Os humanos modernos chegaram à zona mais Ocidental da Europa, no que hoje é Portugal, 5 mil anos antes do que até aqui se…

Pintor morre após cair de andaime

Um homem morreu esta sexta-feira, 6 de Setembro, depois de cair de um andaime com seis metros de altura, quando se encontrava a pintar…