A GNR de Santarém, através da sua estrutura de Protecção da Natureza e Ambiente, realizou, no dia 18 de Dezembro de 2018, nos concelhos do Cartaxo e Salvaterra de Magos, uma operação de fiscalização e combate à pesca ilegal de Meixão, no rio Tejo.

Durante a operação, e segundo fonte da GNR, foram elaborados dois processos-crime por captura ilegal de meixão e apreendido diverso material relacionado com a actividade, nomeadamente oito âncoras, quatro redes com cerca de 80 a 100 metros cada e várias bóias de sinalização.

Foram ainda apreendidas cerca de 430 gramas de meixão, correspondente a mais de dois mil espécimes. O meixão, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.

O meixão é uma espécie protegida que consiste na fase larvar da Enguia, que tem vindo ao longo dos anos a sofrer um decréscimo acentuado da sua produção natural, caminhando para a extinção caso a sua captura ilegal não seja travada. Os pescadores que se dedicam a esta prática punida criminalmente, além de cometerem um sério atentado contra a natureza, colocam em risco a normal circulação fluvial, pois as redes que colocam desornamente ao longo do rio, poderão provocar sérios acidentes.

Esta Operação contou com o reforço da Unidade de Intervenção da GNR, através do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro.

Leia também...

Suspeito de onda de assaltos em Almeirim capturado pela GNR

O alegado responsável pela onda de assaltos em Almeirim foi detido em flagrante delito pela GNR, na passada madrugada, na zona industrial da cidade.…

Capotamento de tractor provoca um ferido grave

Um homem com cerca de 70 anos ficou ferido com gravidade na sequência de um despiste seguido de capotamento de um tractor esta quarta-feira,…

Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo aprova orçamento de 10 ME para 2021

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM Médio Tejo) aprovou as linhas estratégicas e orçamento para 2021 no valor de 10 milhões de euros,…

Marcelo Rebelo de Sousa marcou eleições presidenciais para 24 de Janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou hoje as eleições presidenciais para 24 de Janeiro de 2021. “Nos termos previstos na Constituição…