A GNR de Santarém, através da sua estrutura de Protecção da Natureza e Ambiente, realizou, no dia 18 de Dezembro de 2018, nos concelhos do Cartaxo e Salvaterra de Magos, uma operação de fiscalização e combate à pesca ilegal de Meixão, no rio Tejo.

Durante a operação, e segundo fonte da GNR, foram elaborados dois processos-crime por captura ilegal de meixão e apreendido diverso material relacionado com a actividade, nomeadamente oito âncoras, quatro redes com cerca de 80 a 100 metros cada e várias bóias de sinalização.

Foram ainda apreendidas cerca de 430 gramas de meixão, correspondente a mais de dois mil espécimes. O meixão, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.

O meixão é uma espécie protegida que consiste na fase larvar da Enguia, que tem vindo ao longo dos anos a sofrer um decréscimo acentuado da sua produção natural, caminhando para a extinção caso a sua captura ilegal não seja travada. Os pescadores que se dedicam a esta prática punida criminalmente, além de cometerem um sério atentado contra a natureza, colocam em risco a normal circulação fluvial, pois as redes que colocam desornamente ao longo do rio, poderão provocar sérios acidentes.

Esta Operação contou com o reforço da Unidade de Intervenção da GNR, através do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro.

Leia também...

Perigo de derrocada de casa devoluta fecha rua no Centro Histórico de Santarém

A queda de parte de uma fachada de uma casa devoluta na Calçada de Mem Ramires, no Centro Histórico de Santarém, obrigou esta segunda-feira,…

Presidente da Câmara de Tomar assume liderança da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo

A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, foi eleita esta sexta-feira, 28 de Fevereiro, por unanimidade presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo…

Crianças da ‘ZenKids Academia’ visitaram o Correio do Ribatejo

Um grupo de sete crianças do OTL – Ocupação de Tempos Livres da ‘ZenKids Academia’ visitou na manhã desta sexta-feira, dia 20 de Julho,…

Detido pela PSP em Santarém para cumprir pena de prisão

Um homem, de 35 anos de idade, foi detido pela PSP, no passado dia 22 de Julho, para cumprimento de uma pena efectiva de…