Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

A GNR encerrou um lar que acolhia 10 idosos no concelho de Torres Novas, por diversas infrações relativas à salubridade, segurança e recursos humanos.

Em comunicado, o Comando Territorial da GNR de Santarém refere que através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Especificais (NIAVE) foi encerrada no dia 14 de agosto uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), no concelho de Torres Novas.

A operação decorreu no âmbito de uma investigação de maus tratos a idosos e após uma inspeção à ERPI numa ação conjunta com a Segurança Social e Autoridade Saúde Pública da Lezíria Tejo.

“Na sequência da ação, os militares do NIAVE identificaram três funcionários e dez idosos, com idades compreendidas entre 70 e 88 anos, realizando diligências e recolha de prova no âmbito da investigação”, descreve a GNR

Durante a inspeção, a Unidade de Fiscalização de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) da Segurança Social, elaborou um auto de notícia por contraordenação, com diversas infrações relativamente a questões de salubridade, segurança e recursos humanos.

“Face às condições constatadas na ERPI, a estrutura foi encerrada, sendo os 10 idosos, realojados em outras estruturas residenciais e habitações de familiares”, assinala a GNR.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Torres Novas.

Leia também...

Joana Zambujo de Oliveira apresentou livro “A Distância Que Nos Une”

Joana Zambujo de Oliveira, jovem de 18 anos, apresentou o seu primeiro livro intitulado de “A Distância Que Nos Une”, na Biblioteca Municipal de…

Ministra da Cultura visita Biblioteca Municipal de Santarém

Após a inauguração das obras de requalificação da Igreja de São João do Alporão, no dia 22 de Novembro, Dalila Rodrigues, Ministra da Cultura,…

400 escuteiros marcam presença em Encontro Regional de Pioneiros

No passado fim de semana a localidade de Chãos, na freguesia de Alcobertas, recebeu o Encontro Regional de Pioneiros, desenvolvido no âmbito das Actividades…

Tema dos abusos marca reunião plenária dos bispos portugueses a partir de segunda-feira

As compensações financeiras às vítimas de abuso no âmbito da Igreja Católica vão estar em destaque a partir de segunda-feira, em Fátima, na Assembleia…