Woman taking care of elderly lady

Um lar em Rio Maior foi encerrado e os 14 utentes foram realojados em casas de familiares e noutras instituições, no âmbito de uma investigação de maus tratos a idosos, anunciou a GNR.

A estrutura residencial para pessoas idosas foi encerrada na terça-feira passada por militares do Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE).

Segundo a GNR, a inspecção ao lar foi realizada “no âmbito de uma investigação de maus tratos a idosos, numa ação conjunta com a Segurança Social e a Autoridades de Saúde Pública da Lezíria Tejo”.

“Na sequência da ação, o NIAVE identificou seis funcionários e 14 idosos, com idades compreendidas entre os 75 e 95, realizando diligências e recolha de prova no âmbito da investigação, tendo sido elaborado um auto por consumo de estupefacientes”, adianta em comunicado.

No decorrer da fiscalização, a Unidade de Fiscalização de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), da Segurança Social, elaborou três autos relativamente a questões de salubridade e segurança.

A GNR refere que, face às condições constatadas no lar, “a estrutura foi encerrada, sendo os 14 idosos realojados em habitações de familiares e estruturas residenciais para idosos”.

Contactado pela Lusa, o oficial de Comunicação e Relações Públicas do Comando Territorial de Santarém, major Cláudio Lopes, adiantou que, apesar de o processo se ter iniciado pelo crime de maus tratos, “para já, ainda é prematuro falar sobre isso”.

“Ainda continuamos a investigar, o processo continua a correr”, disse o major Cláudio Lopes, acrescentando que é necessário “fazer recolha de prova” e “averiguar os factos denunciados”.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Rio Maior.

Leia também...

Casa do Benfica de Santarém organizou 2ª Prova da Taça da Associação Regional de Tiro do Sul

A Casa do Benfica de Santarém organizou na antiga Escola Prática de Cavalaria a 2ª Prova da Taça da Associação Regional de Tiro do…

Entidades comprometem-se a estudar e preservar pegadas de dinossauros

Várias entidades comprometeram-se a estudar e a preservar as pegadas de dinossáurios descobertas há 20 anos numa pedreira desativada em Pedrógão, concelho de Torres…

Autarca de Constância apreensivo com futuro dos trabalhadores da Tupperware após anúncio de falência

O presidente da Câmara de Constância afirmou estar apreensivo e preocupado com o anúncio do início do processo de declaração de falência da multinacional norte-americana…

Trânsito cortado na Ponte da Chamusca na noite de quinta-feira para sexta-feira

O trânsito na Ponte da Chamusca, vai estar cortado na noite de quinta para sexta-feira para ser realizada “uma intervenção nos equipamentos de iluminação…