Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

A Guarda Nacional Republicana realizou 315 transportes de órgãos no ano passado, mais 54 do que no ano anterior, indicou hoje a corporação, avançando que para esta missão foram empenhados 628 militares que percorreram cerca de 67.700 quilómetros.

Em comunicado, a GNR explica que desempenha desde 1994 o transporte de órgãos entre vários centros hospitalares, sendo uma missão realizada através da valência de trânsito.

A força de segurança é contactada pela unidade de saúde que detém o órgão a ser transportado e de imediato mobiliza uma patrulha de trânsito que fará o transporte do órgão, nas condições clínicas exigidas, até ao bloco operatório do hospital requisitante, no mais curto espaço de tempo possível.

Num balanço de 2023, a GNR dá conta que efetuou o transporte de 315 órgãos, numa missão em que foram empenhados 628 militares e percorridos 67.771 quilómetros.

Para a GNR trata-se de “um valioso contributo para salvar vidas”.

Segundo a corporação, os distritos com mais transportes realizados em 2023 foram Lisboa (55), Coimbra (48), Setúbal (33) e Santarém (28).

Em 2022, a GNR transportou 261 órgãos, empenhou 523 militares e percorreu 56.281 quilómetros.

Leia também...

GNR pede cautela e alerta condutores para milhares de peregrinos nas imediações de Fátima

A GNR apelou esta sexta-feira, 11 de Outubro, aos condutores que se deslocam a Fátima no sábado e no domingo, para a peregrinação de…

Edição 2023 do Orçamento Participativo de Azambuja recebeu 39 propostas

Nesta edição 2023 do Orçamento Participativo do Município de Azambuja, está concluída a fase de apresentação de propostas, tendo sido recebidas 39 ideias de…

Almoster foi a 1ª freguesia do concelho de Santarém a conhecer a sua Carta Arqueológica

O Convento de Santa Maria de Almoster acolheu na noite de 27 de Setembro, a Sessão de apresentação da sua Carta Arqueológica, integrada nas…

Simulacro no Aeródromo de Santarém testa resposta a acidente aéreo

O Aeródromo Municipal Cosme Pedrógão, em Santarém, realizou esta segunda-feira, 28 de Outubro, um simulacro de emergência à escala total, que testou a coordenação…