Dando continuidade à programação do projeto “Sábados Canguru” do Serviço de Educação do Município da Golegã, no passado sábado, dia 19 de Outubro, em São Caetano, vivenciou-se uma partilha animada de saberes e tradição com a actividade “Vamos fazer pão à moda do antigamente”. Recordaram-se os cheiros da infância de uma lareira aberta, provou-se o pão, cozido em fornos de lenha, acompanhado de uma sopa de caldo verde, cortesia da Junta de Freguesia da Golegã.

Em comunicado o Município realça a importância desta iniciativa nas suas duas vertentes, a divulgação do património imaterial e a aproximação de três gerações através da transmissão de saberes que se vão perdendo com o tempo. Agradecendo ainda às “padeiras” do Pombalinho que partilharam os seus saberes com as famílias do concelho e à população de São Caetano pelo acolhimento.

Com esta atividade manteve-se viva a herança cultural através do fortalecimento dos laços comunitários.

Leia também...

Companhia das Lezírias aumenta resultados líquidos

A Companhia das Lezírias, a maior exploração agropecuária e florestal do país, alcançou em 2023, um resultado líquido de 2,535 milhões de euros, representando…

Seis distritos sob aviso amarelo devido à chuva forte e trovoadas

Seis distritos do continente estão hoje e na terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de…

Um morto em despiste na Serra de Santo António, Santarém

Uma pessoa morreu hoje na sequência de um despiste de uma viatura ligeira que caiu numa ravina na Serra de Santo António, concelho de…

Associação de Samora Correia integra refugiados da guerra

A Associação Social Amigos de Samora Correia (ASASC) está a apoiar a integração de cerca de duas dezenas de refugiados na freguesia com o apoio…