O Governo anunciou a prorrogação, até 15 de Outubro, do prazo para os agricultores de Mação e de Vila de Rei se candidatarem aos apoios para as explorações afectadas pelo incêndio ocorrido entre 20 e 23 de Julho.

Estabelecido pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, o prazo de candidaturas aos apoios, que terminava no domingo, foi alargado após “os pedidos da Associação de Criadores de Ruminantes do Pinhal Interior (Acripinhal) e da Câmara Municipal de Vila de Rei”.

Os apoios disponibilizados pelo Governo dirigem-se aos agricultores cujas explorações foram afectadas pelo incêndio que lavrou entre 20 e 23 de julho, nas freguesias da Fundada e de São João do Peso, no município de Vila de Rei, e nas freguesias de Amêndoa e de Cardigos, no município de Mação.

“Os apoios financeiros disponíveis atingem os 500.000 euros”, lembrou o gabinete do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, explicando que o valor da dotação resulta do concurso aberto no âmbito da medida de restabelecimento do potencial produtivo do Programa de Desenvolvimento Rural 2020.

Os agricultores podem candidatar-se a compensações financeiras a fundo perdido na ordem dos “100% para prejuízos até aos 5.000 euros, 85% para prejuízos entre 5.000 e 50.000 euros, e 50% para prejuízos entre 50.000 e os 800.000 euros”.

“Esta medida aplica-se a agricultores que sofreram prejuízos no potencial produtivo das suas explorações e destina-se a financiar perdas em culturas permanentes (vinha, olival e pomar), efectivos pecuários, equipamentos e maquinaria e instalações de apoio à actividade agrícola”, indicou o Governo.

Nas freguesias dos municípios de Mação e de Vila de Rei, afectadas pelo incêndio entre 20 e 23 de Julho, as áreas agrícolas e florestais ardidas ultrapassam os 30% do seu território, estimando-se que “as “explorações agrícolas tenham sofrido prejuízos acima dos 30% do seu potencial produtivo.

As candidaturas, cujo prazo foi alargado até 15 de Outubro, são submetidas através de formulário electrónico disponível no sítio no portal do Portugal 2020 – www.portugal2020.pt – ou do PDR2020 – www.pdr-2020.pt -, e estão sujeitas a confirmação por via electrónica a efectuar pela Autoridade de Gestão.

Em 6 de Agosto, o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, estimou que entre 200 e 300 agricultores possam candidatar-se aos apoios para as explorações afectadas pelo incêndio de Mação e de Vila de Rei.

“Felizmente, não creio que haja prejuízos desta dimensão, por exploração, porque temos estimados 200 a 300 agricultores que possam ter sido afectados, mas com montantes médios que serão substancialmente menores”, afirmou o governante, incentivando os agricultores a “apresentarem as candidaturas quanto antes” e apontou o prazo de “um mês a um mês e meio para que o processo fique fechado” e o financiamento aprovado.

Leia também...

Vinhos Já Te Disse no Belcanto, de José Avillez

Os vinhos da marca Já Te Disse recentemente lançados por Pedro Patrício,…

NERSANT promove Ribatejo no Uruguai para alavancar exportações e atrair investimento

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém vai promover o…

BPI abre novo espaço comercial em Santarém

Agrega diversos segmentos de negócio.

FERSANT regressa em modo presencial de 9 a 13 de Junho

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém vai realizar a…