Foto de arquivo

O Governo prolongou a proibição de queimadas até quinta-feira, 16 de Maio, no distrito de Santarém e em outros nove distritos do continente devido ao elevado risco de incêndio.

Os ministros da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, assinaram um despacho conjunto que determina o prolongamento da proibição de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração até quinta-feira nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal.

Um comunicado conjunto dos dois ministérios refere que esta decisão resulta das recentes informações disponibilizadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que apontam para a manutenção do elevado risco de incêndio rural, decorrente do quadro meteorológico previsto para as próximas 48 horas para a globalidade do Continente.

Segundo o Governo, esta decisão decorre também do aviso à população da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) sobre o perigo de incêndio rural e do comunicado técnico-operacional da ANEPC, que determina o prolongamento do Estado de Alerta Especial Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais naqueles distritos até às 23h59 do dia 16 de maio.

Na sexta-feira, o Governo tinha assinado um despacho que proibia a realização de queimadas naqueles 10 distritos até terça-feira, 14 de Maio.

Leia também...

Militares reforçam vigilância de incêndios em Santarém

Militares do Exército e da Marinha reforçam esta quinta e sexta-feira as…

Trabalhador ferido após rotura de conduta de gás em Almeirim

Um homem ficou com ferimentos leves após o rebentamento de um conduta…

Câmara deixa cair projecto de Casa Mortuária no antigo bairro 16 de Março

A Câmara de Santarém desistiu do projecto de construção da nova casa…

Morreu Carlos Pereira Piranga, Subchefe do Quadro de Honra dos B.V Torrejanos

Carlos Alberto Duarte Pereira Piranga, de 68 anos de idade, Subchefe do…