Os trabalhadores da administração pública cumprem esta sexta-feira, 31 de Janeiro, uma greve nacional, a primeira da actual legislatura, e realizam uma manifestação à tarde, em Lisboa.

A Frente Comum da Administração Pública, da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP), convocou em dezembro uma manifestação nacional para contra a proposta de aumentos salariais de 0,3%, a que se seguiu o anúncio de greves nacionais por parte das estruturas da União Geral de Trabalhadores (UGT) – a Federação Nacional dos Sindicatos da Administração Pública (Fesap) e a Frente Sindical liderada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE).

Várias organizações setoriais marcaram também greves hoje, como são os casos da Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (FENSE), da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas do Diagnóstico e Terapêutica.

Esta é a primeira greve nacional da função pública desde que o actual Governo liderado por António Costa tomou posse, em 26 de Outubro, e acontece a menos de uma semana da votação final global da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), marcada para 06 de Fevereiro.

Leia também...

Correio do Ribatejo oferece bilhetes para jogo da UDS contra o Fátima

Concurso Fechado! O Correio do Ribatejo oferece dez ingressos para o terceiro jogo da União Desportiva de Santarém nos Campeonatos Nacionais, que se disputa…

Câmara de Santarém instala mais 3076 luminárias LED em várias freguesias do concelho

O Municipio de Santarém procedeu recentemente à instalação de mais 3076 luminárias LED em várias freguesias do concelho, fazendo esta intervenção parte da segunda…

Todos os trabalhos rurais proibidos até à meia-noite de terça-feira

O ministro da Administração Interna disse hoje que vão ser proibidos todos os trabalhos rurais até às 24 horas de terça-feira e que os…

Colheita de sangue no Correio do Ribatejo

  O Jornal Correio do Ribatejo vai ser amanhã palco de mais uma colheita de sangue na região. A iniciativa, realizada em parceria com…