O Grupo de Dadores Benévolos de Sangue do Vale de Santarém (G.D.B.S.V.S.), comemorou no passado dia 4 de Fevereiro, o 50º Aniversário através de um almoço convívio na Estação Zootécnica Nacional.

Além dos membros dos Órgãos Sociais da Associação, o repasto contou com a participação de Maria Antónia Escoval, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, de João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara de Santarém, de Manuel João Custódio, Presidente da Junta de Freguesia do Vale de Santarém e de Paulo Cardoso, Vice-Presidente da F.A.S. Portugal, de João Leite, assim como outros grupos, associações e dadores de sangue que se associaram ao evento.

Para Mariana Montês, Presidente do G.D.B.S.V.S., esta é uma data marcante, já que o “Grupo atinge a bonita idade de 50 anos e já ajudou a salvar muitas vidas. O trabalho ao longo dos anos, faz de nós uma instituição de referência, não só pelo nosso historial, mas também pela participação em diversas ações na zona em que estamos inseridos”.

“Durante o ano de 2022, contámos com 304 dadores inscritos e apenas 238 dádivas, infelizmente. Porém, se queremos um Grupo mais sólido, se queremos um Grupo mais estável, se queremos participação, todos têm de contar. Todos mesmo”, afirmou.

A dirigente associativa afirmou também que “são necessários jovens para esta causa” e exortou as entidades responsáveis a tornarem as candidaturas aos Apoios Financeiros mais céleres e menos burocráticas.

Leia também...

Detido em flagrante por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Salvaterra de Magos, hoje, dia 25 de Maio, deteve em flagrante um homem de…

Ministro diz que restrições ao uso das barragens estão “a revelar-se eficazes”

As medidas de restrição impostas no início do mês ao uso de seis barragens para produção de electricidade e para rega agrícola, devido à…

Alpiarça com financiamento de 5,2ME para resolver problema de habitação no concelho

A Câmara de Alpiarça vai investir perto de 5,2 milhões de euros na construção de 44 fogos ao abrigo do 1.º Direito – Programa…

GNR realizou 315 transportes de órgãos em 2023, mais 54 do que no ano anterior

A Guarda Nacional Republicana realizou 315 transportes de órgãos no ano passado, mais 54 do que no ano anterior, indicou hoje a corporação, avançando…