O Grupo de Dadores de Sangue de Pernes (GDSP) comemorou no passado dia 16 o seu 27.º aniversário.
Com mais um ano pautado por muito trabalho na luta pela vida, através da dádiva de sangue, mas também por outras acções, como sensibilização e múltiplas parcerias, destacam-se os números: 1.203 dádivas e 140 dadores de primeira vez, em 2023.
No almoço comemorativo do 27.º aniversário estiveram presentes mais de 200 pessoas, entre dadores, outras associações, autarcas e representantes de entidades relacionadas com a dádiva de sangue.
Mário Gomes e Susana Veiga Branco, respectivamente, presidente e vice-presidente do GDSP agradeceram aos presentes e a todos os dadores o seu empenho em salvar vidas e o enorme apoio de todos, numa fase em que sabemos que o associativismo passa por inúmeras dificuldades, mas o mesmo é feito de pessoas e para pessoas que necessitam desta solidariedade que só o ser humano pode proporcionar ao outro. Susana Veiga Branco pediu ainda uma forte salva de palmas para aquele que vive em prol da dádiva e torna este sucesso visível – Mário Gomes, estendendo o aplauso a todos os dadores e ao mérito louvável dos mesmos.
Marcaram presença no almoço o vereador da Câmara de Santarém Diogo Gomes, Diamantino Duarte, presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, presidente da União de Freguesias de Casével e Vaqueiros, Miguel Tomás, e Raúl Violante, presidente da Junta de Freguesia de Pernes.
Ainda a presença da FAS, através de Paulo Cardoso, do IPST, IP, Maria Antónia Escoval, da FIODS, Joaquim Silva, do Centro Regional de Sangue de Lisboa, Cristina Ferreira, de todas as associações, dadores e colaboradores voluntários. Todos tiveram uma palavra de agradecimento pelo empenho deste grupo de dadores, assim como igualmente o Padre João Moita, que enviou palavras de esperança e coragem para a continuação do trabalho nesta época natalícia.
Foi ainda atribuído um prémio de mérito a mais um dador que completou as cem dádivas.
O lema de salvar vidas e de ajudar o outro, sem saber quem ele é, mas pela pura ajuda, perdurará nas bases do GDSP, assim o afirmaram os seus dirigentes.