O Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo foi apresentado hoje, dia 4 de Maio, em Santarém, no Jardim da República, por Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, e por António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Depois da apresentação do Guia, a que também se associou Ricardo Rato, Vereador da Câmara de Santarém, a comitiva que contou com dezenas de pessoas, de todas as idades, realizou o percurso pedestre de Santarém, intitulado “Do planalto de Santarém à Lezíria do Tejo”, com cerca de 6.2 Km que leva à descoberta da milenar relação entre a paisagem e a vida desta cidade histórica e tem ligação aos percursos da Grande Rota do Tejo, Caminho de Fátima e Caminho de Santiago.

A caminhada pelo percurso pedestre de Santarém, “Do planalto de Santarém à Lezíria do Tejo”, com início e fim no Jardim da República. Partindo daqui, pode aproveitar para visitar o Mercado Municipal, o Convento de São Francisco e a Igreja de Santa Clara. O percurso leva-o até à Ribeira de Santarém, à Igreja de Santa Cruz, prossegue até à Ponte D. Luís e Alfange. O troço, que coincide com o ancestral caminho de Santiago, prossegue para o miradouro das Portas do Sol, Igreja de Nossa Senhora da Graça, segue para o Largo Pedro Álvares Cabral e pela Rua Braamcamp Freire até à Casa–Museu Anselmo Braamcamp Freire. O percurso prossegue pelas escadinhas do Milagre até ao largo, com a Igreja de Santo Estevão, também conhecida por Igreja do Santíssimo Milagre, passa pela Igreja de Nossa Senhora de Marvila, Torre das Cabaças, Igreja de S. João de Alporão, segue pela Rua Passos Manuel, encontra num recanto à esquerda as escadinhas do Carmo, desvio até à Fonte das Figueiras. Chegado à Praça Sá da Bandeira, visite a Igreja de Nossa Senhora da Piedade e termine o percurso no Jardim da República.

Este Guia, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e com a colaboração da Câmara Municipal de Santarém e das restantes autarquias da Lezíria do Tejo, sugere 11 itinerários, que totalizam uma extensão de 100 km. Com uma média de 9km por percurso, podem facilmente ser feitos em meio-dia, deixando tempo livre para visitar outros motivos de interesse e desfrutar da rica gastronomia e do comércio local, oferecendo a possibilidade de descobrir cada região. Todos os percursos estão sinalizados no terreno e se desejar pode obter de forma individual a ficha de cada um em www.visitribatejo.pt.

Este percurso de 6,2 km, tem como objectivo dar a conhecer a singularidade e a riqueza monumental da paisagem do Centro Histórico de Santarém. As características naturais do território e a relação milenar estabelecida entre o rio Tejo/lezíria/núcleos ribeirinhos/vales e núcleo planalto determinaram a estruturação desta paisagem cultural. A passagem nos principais monumentos, troços de muralha, miradouros, calçadas de encosta e seus chafarizes e núcleos ribeirinhos junto ao Tejo, demonstra a riqueza patrimonial e paisagística deste conjunto.

Leia também...

Ourém investe 7,7 milhões de euros no saneamento em cinco freguesias

A Câmara de Ourém vai investir mais de 7,7 milhões de euros em obras de saneamento e respectivas estruturas em cinco freguesias do concelho.…

Programação de Verão em Santarém termina sábado com performance e exposições

A programação “Verão In.Santarém… É um Espanto!”, que começou a 21 de Junho, termina sábado, dia 22 de Setembro, com iniciativas como uma performance…

GNR promove formação para melhorar actuação dos militares em casos de violência doméstica

Os militares da GNR que lidam com a problemática da violência doméstica vão frequentar, esta sexta-feira, 8 de Março, uma acção de formação para…

Três mulheres e um homem suspeitos de tráfico de droga aguardam julgamento em liberdade

O tribunal de Santarém decidiu aplicar no dia 17 de Junho, as medidas de coação de apresentações semanais e proibição de contactos entre si…