A “H2O” – Associação de Jovens de Arrouquelas, tem a decorrer vários projectos de mobilidade internacional no âmbito do Programa ERASMUS + Juventude em Acção, a realizar em Arrouquelas, durante este verão, que irão envolver 180 jovens de vários países europeus, Correia do Sul e Taiwan, a decorrer na aldeia de Arrouquelas, uma freguesia de Rio Maior.

Ao longo de 22 anos de actividade da organização juvenil, a mesma tem demostrado grande dinamismo e intervenção com participação activa dos jovens do meio rural, sendo as suas actividades de grande impacto social junto da comunidade.

Nestes dias pode ser conformada a dinâmica de uma pequena aldeia ribatejana, que se torna assim este Verão na aldeia mais internacional de toda a Europa e centro da educação não formal. Pelas características da organização, composta por dirigentes voluntários, de uma pequena aldeia rural com pouco mais de 800 habitantes, pela actualidade dos temas dos projectos, é de grande importância para o projecto e para o movimento associativo juvenil do meio rural a realização destes programas, que encontram assim formas de participação e aprendizagem através da educação não formal, em causas tão nobres e importante com é a questão das florestas, e o trabalhar a atitude ambiental dos mais jovens com uma dimensão Europeia.

Os projectos a desenvolver este Verão são:

  • “No For radicalism” – uma formação Internacional, para desenvolver ferramentas de combate ao radicalismo, dentro da educação não formal, com a participação de 30 jovens de 12 organizações de 12 países europeus, que decorre de 28 de Junho a 07 de Julho;
  • “The Fores is our home” – um campo de trabalho Internacional, com vista a arranjos de caminhos, posto de vigia da floresta, vigilância da floresta, com a participação de 20 jovens de todo o mundo mais 10 jovens nacionais, que decorre de 18 a 29 de Julho;
  • ‘”My Green steps… through the forest”’ – um Intercâmbio Internacional de Jovens no âmbito do Programa ERASMUS + Juventude em Acção, onde o tema é a preservação da floresta, a realizar em Arrouquelas, de 05 a 15 de Agosto, com participação de 60 jovens europeus, provenientes de dez países e mais 15 jovens portugueses;
  • “Be active, be creative” – projecto social do SVE – Serviço Voluntário Europeu de um ano envolvendo seis  jovens de seis países europeus.

Este Verão Arrouquelas será o centro europeu da educação não formal, com jovens vindos de vários países para se envolverem em projectos com temas actuais. Projectos em que a responsabilidade total da organização é da “H2O”, com o apoio do programa ERASMUS+  e IPDJ.

Nos últimos 21 anos a “H2O” é referência a nível internacional pela qualidade do projectos de mobilidade Internacional que implementa, com toda a exigência e criatividade respeitando os valores Europeus.

A “H2O” é uma associação juvenil sem fins lucrativos, com sede na Freguesia de Arrouquelas, completa este ano 21 anos com os jovens e para os jovens. De forma empenhada, e num trabalho assente no voluntariado, todos os dirigentes são voluntários. Tem conseguido desenvolver actividades nas mais diversas áreas, na perspectiva da formação pessoal dos jovens e no desenvolvimento sócio-económico das comunidades rurais, nomeadamente da Freguesia de Arrouquelas. A forma de trabalho com os jovens, assente na sua responsabilização, na criatividade e iniciativa, tem mostrado que o caminho seguido é o certo, na prevenção de comportamentos desviantes nos jovens, para além de lhes proporcionar uma abertura de horizontes e oportunidades a vários níveis, no sentido de serem melhores cidadãos empenhados no desenvolvimento das suas comunidades.

Leia também...

Conselho Regional de Lisboa e Vale do Tejo elege novos órgãos e apresenta Estratégia Regional 2025–2035

O Conselho Regional de Lisboa e Vale do Tejo reuniu-se hoje, na sede da CCDR LVT, em sessão ordinária, tendo como pontos centrais da…

Festival Bike recebe última etapa da Volta a Portugal do Futuro

A 15ª edição do Festival Bike Portugal – Festival Internacional da Bicicleta, Equipamentos e Acessórios e Salão de Ciclismo Profissional, evento que decorre de…

Ricardo Gonçalves lamenta ausência de soluções na reunião com o ministro da Saúde

O presidente da Câmara de Santarém lamentou que a reunião realizada com o ministro da Saúde tenha sido para falar dos problemas que são…

Homem detido por tráfico de mais de 1.500 doses de droga

Um homem de 40 anos foi detido na quarta-feira em flagrante por tráfico de mais de 1.500 doses de droga na localidade de Marinhais,…