1.039 alunos de 53 turmas do distrito de Santarém já estão inscritos no maior desafio escolar sobre alimentação saudável em Portugal.

 

No ano lectivo 2025/2026, o projecto “Heróis da Fruta” regressa às escolas portuguesas para continuar a promover hábitos alimentares mais saudáveis entre as crianças. As inscrições gratuitas para a 15.ª edição desta iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), decorrem até 31 de Outubro em heroisdafruta.com/inscricoes2025.

Desde o seu lançamento em 2011, o programa “Heróis da Fruta” já envolveu mais de 1 milhão de crianças em todo o país, tendo obtido melhorias significativas nos seus hábitos alimentares diários. Para a edição de 2025/2026, 30.179 alunos de 1.538 turmas, distribuídas por todos os distritos e regiões autónomas, já garantiram a sua participação.

Especialistas em saúde pública sublinham a importância de programas como o desafio escolar “Heróis da Fruta” para enfrentar desafios crescentes como a má nutrição das crianças e a fraca literacia alimentar das famílias. Este projecto, criado pela APCOI em 2011 tem demonstrado resultados consistentes e mensuráveis ao longo dos anos.

De acordo com o relatório de impacto do ISAMB/FMUL (Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), o programa “Heróis da Fruta” aumentou em média 22,6% a ingestão de lanches escolares mais nutritivos nas turmas participantes. Além disso, 52,8% das crianças experimentaram pela primeira vez alguma fruta ou hortícola nova, reforçando a eficácia do projecto como ferramenta de educação para a saúde e literacia alimentar.

Nesta 15.ª edição, todas as turmas que completarem o desafio de 5 semanas receberão prémios de participação garantidos, eliminando o tradicional sorteio. Cada aluno e professor receberá diploma, autocolantes “Heróis da Fruta” e um pack de vouchers familiares com entradas gratuitas em experiências educativas e de lazer. As turmas terão ainda acesso à bandeira “Missão Cumprida”, ao livro-jogo Heróis da Fruta, sementes para plantar na horta escolar e um convite para participar online na cerimónia oficial de entrega de prémios, com a presença das mascotes Sushi, Yoga e Tuktuk.

Podem participar turmas de pré-escolar e 1.º ciclo, de escolas públicas e privadas, incluindo jardins de infância, ATL, CATL, AAF e agrupamentos de todo o país, incluindo Madeira e Açores. A metodologia combina música, storytelling e gamificação, protagonizada por personagens-modelo que ganham “superpoderes” através da ingestão de alimentos saudáveis, em linha com as recomendações da OMS, DGS e DGE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Utentes do Médio Tejo mobilizam-se contra eventual fecho de maternidade e urgência pediátrica

Os Utentes da Saúde do Médio Tejo anunciaram hoje estar perto de reunir 20 mil assinaturas contra o eventual encerramento da maternidade de Abrantes…

Município do Entroncamento promove o Programa Viver + Activo

O Programa VIVER+ACTIVO tem como objectivo promover o bem-estar físico e psicológico, a inclusão social e o relacionamento interpessoal da população sénior do Concelho…

AD vence em Santarém, mas Chega conquista mais concelhos

A coligação AD venceu o círculo eleitoral de Santarém, com 30,60% dos votos e quatro deputados, mas o Chega foi o partido mais votado…

Homem morre esmagado por trator em Paço dos Negros

Guilherme Canha, de 87 anos de idade, morreu esmagado por um tractor na manhã de sexta-feira, 24 de Fevereiro, em Paço dos Negros, concelho…