Enquadrado no III Encontro Internacional de Piano de Sardoal, decorrerá no dia 6 de Julho, pelas 21h30, no Centro Cultural Gil Vicente, uma Cerimónia Evocativa do Centenário da Morte de António Fragoso.

A Cerimónia contará com uma apresentação a cargo da historiadora Maria Manuel Magalhães Carneiro, sobrinha-neta da pintora Maria Amélia Carneiro, amiga e contemporânea do músico, que retratou alguns dos locais mais importantes da vida de António Fragoso e cujas obras serão apresentadas durante a Cerimónia, que terminará com o Concerto “In Memoriam de António Fragoso”.

António Fragoso foi um conceituado compositor e pianista que faleceu em 1918 com 21 anos, vítima da gripe pneumónica que nessa época se abateu sobre toda a Europa. Deixou mais de cem composições musicais de reconhecido valor, algumas delas escritas no período em que combateu na I Grande Guerra, e que nesse tempo já eram apreciadas nos centros musicais da Europa.

As Comemorações Oficiais do Centenário da Morte de António Fragoso contam com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Recorde-se que o III Encontro Internacional de Piano de Sardoal decorrerá entre 29 de Junho e 8 de Julho e que trará ao Sardoal alguns dos maiores mestres mundiais, juntando nesta Vila cerca de uma centena de participantes oriundos de 19 países.

Leia também...

VÍDEO | “Chapéus Há Muitos” de Luís Stoffel em exposição no W Shopping

Está patente, no W Shopping, a exposição “Chapéus Há Muitos” do artista de Santarém, Luís Stoffel, que tem trabalhado, principalmente, como aderecista nas produções…

Amor Electro abrem ciclo de concertos na Arena de Almeirim

A banda Amor Electro é a primeira a abrir o ciclo de concertos na Arena de Almeirim. Mariza Liz e a sua banda abrem…

Quadro do séc. XVI roubado da capela do Convento de Almoster não é prioridade para Museu de Arte Antiga

O director do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), Joaquim Oliveira Caetano, disse que o quadro de Diogo Contreiras (1500-1560) que esta semana vai…

Forcados Amadores do Cartaxo: Amor pela sua terra e respeito pelas tradições faz Grupo ser uma realidade

O Grupo de Forcados Amadores do Cartaxo (GFAC) tem tido, ao longo da sua história, momentos altos e baixos. Graças a um grupo de…