O Centro Hospitalar do Médio Tejo anunciou um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros para a aquisição e instalação do equipamento de Ressonância Magnética para o Hospital de Abrantes.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, defende que o anúncio deste investimento era “há muito aguardado” e “vem valorizar o apoio aos utentes, economizar as deslocações a hospitais privados, cujos custos eram suportados pelo CHMT, para além de ir ao encontro de uma reivindicação da comissão de utentes”.

O anúncio do novo equipamento foi feito durante uma visita realizada na passada quinta-feira, 21 de Maio, às obras de beneficiação ocorridas no piso 10 da unidade de Abrantes.

Carlos Andrade, presidente do Conselho de Administração do CHMT, deu conta que com a conclusão desta obra, o edifico fica pela “primeira vez [..], totalmente capacitado para prestação de assistência hospitalar”.

O piso agora renovado fica preparado para receber uma enfermaria de Medicina Interna, com 26 camas.

Segundo dá conta o CHMT, “a reabilitação desta nova enfermaria permite criar as condições para que a Maternidade e a unidade de neonatologia, ao regressarem à Unidade de Abrantes, ocupem a totalidade do 5º piso, ficando desta forma protegidas e, assim, garantidas as condições de segurança para utentes e profissionais de saúde, nesta nova realidade do Covid-19, já que será reativado o antigo bloco de partos”.

Carlos Andrade, anunciou ainda a decisão de expandir a valência da Medicina Intensiva na unidade de Abrantes, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde para aumento do número de camas nesta área, passando o 6º piso a ser totalmente dedicado a estes cuidados, “colocando o CHMT ligeiramente acima da média do país, em matéria de capacidade de cuidados intensivos à população”.

Leia também...

Oficina para artistas combate estigmas na Psiquiatria do Hospital de Santarém

O Departamento de Saúde Mental do Hospital de Santarém ganhou uma nova sala, um espaço iluminado, decorado com peças recuperadas do seu espólio, pronto…

Município de Torres Novas aumenta desfibrilhadores em equipamentos municipais

A Câmara de Torres Novas aumentou de quatro para 18 o número de desfibrilhadores automáticos externos em equipamentos públicos e capacitou mais de uma centena…

Vacinas da meningite B para todos e HPV para rapazes a partir de Outubro de 2020

A vacina da meningite B para todas as crianças e a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) para rapazes vão integrar o…

Programa “Heróis da Fruta” apresenta resultados positivos em Almeirim

A avaliação ao programa “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” nas escolas do Concelho de Almeirim revelou uma redução dos alunos em pré-obesidade…