O Hospital de Dia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) mudou de instalações, situando-se agora num espaço com acesso directo ao exterior, junto às consultas externas do Departamento de Psiquiatria.
Segundo Miguel Neves, enfermeiro responsável pela Área de Ambulatório, o novo espaço possibilita “uma prestação de cuidados mais humanizada”.
O Hospital de Dia, que responde às necessidades do Departamento Médico e do Departamento Cirúrgico, é o local onde são prestados cuidados de saúde programados e individualizados ao doente em ambulatório, tendo em conta o processo de saúde de cada pessoa.
“Este espaço é constituído por salas mais amplas, tendo-se criado condições para a realização de tratamentos em cadeirão e em cama, promovendo assim o conforto do utente. Por outro lado, existe um incremento em termos da monitorização e vigilância dos tratamentos em curso, o que promove a qualidade dos cuidados prestados e a segurança do utente”, salienta Miguel Neves.
O responsável acrescenta que “haverá uma maior optimização dos recursos humanos, beneficiando das competências dos profissionais nas diversas áreas de assistência deste hospital de dia, promovendo maior trabalho em equipa e beneficiando o doente”.
Também o Conselho de Administração do HDS sublinha que esta alteração vem ao encontro do que é preconizado em termos do circuito do utente ao nível hospitalar, permitindo distinguir e definir claramente as áreas de internamento e de ambulatório.