O Hospital Distrital de Santarém (HDS) voltou hoje a pedir o encaminhamento de doentes urgentes com traumatismos para outros hospitais, até às 08:30 de sábado, por constrangimentos na urgência de ortopedia, disse fonte da unidade de saúde.

A fonte adiantou que houve “um pedido para que as ambulâncias com doentes urgentes para ortopedia fossem desviadas para outras unidades hospitalares, entre as 08:30 de hoje e as 08:30 de sábado”.

A mensagem, a que a Lusa teve acesso, foi transmitida ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para encaminhamento dos doentes mono e politraumatizados ou com fraturas expostas devido ao facto de o HDS se encontrar “com constrangimentos no serviço de urgência de ortopedia, não sendo possível receber doentes” naquele período.

Em 10 de março, a unidade hospitalar já havia feito o mesmo pedido ao CODU, para encaminhamento de doentes durante cerca de 24 horas, tendo em conta os constrangimentos desta especialidade.

Leia também...

Campanha de recolha de sangue em Abrantes

A Unidade de Saúde Familiar D. Francisco de Almeida, em Abrantes, vai receber no próximo dia 12 de Agosto, entre as 09h00 e as…

Assistentes operacionais em formação no Hospital de Vila Franca de Xira

A Direção de Enfermagem do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE, tem em curso um plano de formação dirigido a Assistentes Operacionais. Uma…

JMJ: Regiões de Leiria e Médio Tejo reforçam resposta na saúde

As regiões de Leiria e do Médio Tejo reforçaram a resposta nos cuidados de saúde face ao número elevado de participantes esperados para a…

Governo deve aprovar novas medidas para responder ao recorde de infecções

O Conselho de Ministros deve aprovar hoje novas medidas para conter a pandemia, um dia depois de ter ouvido os especialistas e numa altura…